Caracterização do Posto de Trabalho:
• Desenvolver funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão;
• Elaborar pareceres, projetos e atividades conducentes à definição das políticas do município na área de finanças e património, nomeadamente, desenvolvimento de procedimentos de contabilidade, tesouraria, receita, aprovisionamento e património;
• Produzir e monitorizar instrumentos de gestão financeira da autarquia:
• Assegurar o sistema de contabilidade, respeitando as considerações técnicas, os princípios e regras contabilísticos, os critérios de valorimetria, os documentos previsionais, os documentos de prestação de contas e os critérios e métodos específicos definidos no normativo contabilístico em vigor;
• Desenvolver e aplicar o sistema de controlo financeiro;
• Assegurar a preparação do Orçamento, e respetivas alterações e revisões, bem como o Relatório de Gestão e de Prestação de Contas;
• Acompanhar a execução do Orçamento e das Grandes Opções do Plano;
• Assegurar o cumprimento das normas de contabilidade pública e das finanças locais, e garantir a sua regulamentação e aplicação;
• Assegurar a liquidação e controlo da cobrança das taxas e outras receitas municipais, nos termos das normas legais e regulamentares em vigor;
• Garantir a decisão sobre os pedidos de isenção ou redução de taxas e impostos, de reembolsos e de pagamentos em prestações;
• Determinar a cobrança coerciva de dívidas de natureza fiscal e parafiscal e garantir a conformidade legal da informação necessária para o efeito;
• Coordenar a gestão da tesouraria e a correspondente segurança de valores;
• Garantir a elaboração e tratamento da informação financeira periódica;
• Garantir a elaboração de formulários obrigatórios inerentes à execução do Orçamento e das Grandes Opções do Plano, nos termos legais;
• Promover a elaboração de estudos, análises ou informações de âmbito económico e financeiro.
• Conhecer a contabilidade de gestão.
Perfil de competências:
• Experiência de 6 anos na área;
• Competências de liderança;
• Capacidade de comunicação e facilidade de relacionamento interpessoal;
• Planeamento e organização;
• Proatividade;
• Iniciativa;
• Trabalho em Equipa;
• Bons conhecimentos de informática (aplicações Office).