Caracterização do Posto de Trabalho:
• Estabelecer a articulação direta entre o Município e os AE/E (Agrupamentos de Escolas e Escola não Agrupada), de todas as questões relacionadas com as atividades promovidas no âmbito do desenvolvimento de políticas educativas;
• Conceber, gerir, monitorizar e avaliar projetos educativos;
• Elaborar relatórios, pareceres e outros documentos formais no âmbito das suas funções;
• Colaborar na realização de estudos que permitam conhecer a realidade social na área da educação;
• Proceder à recolha e compilação de dados (taxas de retenção e abandono escolar; taxas de conclusão; número de alunos por ano de escolaridade, por modalidade de ensino e por AE/E, número de crianças com NEE, entre outros), bem como proceder à monitorização dos resultados escolares em articulação com os AE/E;
• Promover e apoiar projetos e ações que tenham como objetivo o combate ao insucesso e abandono escolar, em parceria com outras entidades;
• Apoiar o processo de monitorização e avaliação do cumprimento de objetivos e metas dos projetos a desenvolver;
• Identificar necessidades da comunidade educativa, a fim de propor a realização de ações de prevenção e medidas, designadamente em casos de insucesso escolar;
• Apoiar a definição de medidas de promoção do sucesso escolar;
• Identificar e divulgar projetos inovadores e boas práticas de iniciativa das escolas e outras instituições;
• Apoiar e acompanhar a operacionalização e desenvolvimento de boas práticas educativas;
• Apoiar o desenvolvimento e a gestão de atividades, em contextos de educação não formal;
• Promover a articulação dos AE/E com a rede de Bibliotecas Municipais e com outros espaços/equipamentos culturais do concelho;
• Participar na organização e realização de encontros e seminários sobre Educação;
• Assegurar, em articulação com os AE/E, a aquisição de material didático;
• Trabalhar na organização de processos de candidatura a financiamentos comunitários, da administração central ou outros;
• Propor a celebração de acordos e protocolos com instituições educativas, públicas e particulares, e outras entidades, tendo em vista a melhoria do sistema educativo, e acompanhar o seu desenvolvimento;
• Apoiar e integrar equipas multidisciplinares ao serviço da escola, atuando de forma integrada e em estreita articulação com o corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação, e outros agentes educativos.