Caracterização do Posto de Trabalho:
-Desempenho de funções consultivas, de estudo, planeamento e aplicação de métodos e processos de natureza técnica que fundamentem e preparem a decisão na área financeira, designadamente:
- Verificar a conformidade legal das despesas e auditar internamente os documentos de despesa (confirmação da regularidade financeira da inscrição orçamental, ou seja, existência de correspondente cabimento e adequada classificação da despesa e verificação de requisitos dos documentos de despesa previstos no Código do IVA);
- Produzir relatórios de análise financeira e económica para a tomada de decisão;
- Proceder à classificação de documentos e registo na contabilidade orçamental, financeira e analítica no GERFIP, nomeadamente, proceder ao controlo e registo dos movimentos de despesa, bem como os respetivos pagamentos;
- Realizar o controlo e registo contabilístico da arrecadação da receita,
- Proceder ao registo de clientes e fornecedores e controlo das respetivas contas e reconciliação de contas correntes;
- Utilizar plataformas eletrónicas em uso na Divisão de Gestão Financeira e Administrativa;
- Verificar a conformidade legal da realização da despesa e procedimentos de aquisições nos termos do Código dos Contratos Públicos (confirmação de prévia existência de lei que autorize a despesa e dos limites de competência para autorização da mesma);
- Elaborar documentos de conta de gerência a submeter à apreciação do Tribunal de Contas e a outras entidades;
- Elaborar indicadores de atividade;
- Realizar outras atividades, com responsabilidade e autonomia técnica, bem como assegurar o desenvolvimento no âmbito das competências da Divisão de Gestão Financeira e Administrativa.