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Código da Oferta:
OE202006/0108
Tipo Oferta:
Procedimento Concursal Comum
Estado:
Expirada estado
Nível Orgânico:
Outros
Vínculo:
CTFP por tempo indeterminado
Regime:
Carreiras Gerais
Carreira:
Técnico Superior
Categoria:
Técnico Superior
Grau de Complexidade:
3
Remuneração:
1205.08
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
descrição das funções: Técnico Superior, Comunicação e Imagem (Área do design)
Elaboração de estudos de natureza técnica e científicos inerentes à licenciatura na área do design inseridos nas atividade e funções a desempenhar: Produção de materiais gráficos, ilustrações, infografia estática e animada, print e digital, vídeo e áudio; Conceção de materiais gráficos, no âmbito da comunicação institucional, digital, web, redes sociais, multimédia para diferentes suportes e plataformas. Produção gráfica no desenvolvimento, entre outros, anúncios, brochuras, folhetos, revistas, cartazes, outdoors, banners; Conceção de projetos de espaços de divulgação e seleção e adaptação de materiais. Elaboração de estudos de identidade visual e projetos de identidade corporativa; Criação de web design, sites e aplicativos; Captação, registo e tratamento de imagem fotográfica ou vídeo. Assegurar o uso de equipamentos audiovisuais e utilização de ferramentas criativas e estéticas na informação e na comunicação audiovisual.


Local TrabalhoNº PostosMoradaLocalidadeCódigo PostalDistritoConcelho
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada1Praceta Ricardo Jorge, 22800709 ALMADASetúbal Almada
Total Postos de Trabalho:
1
Quota para Portadores de Deficiência:
0
Observações:
Onde se lê:

f) Presidente do Júri:
Delfina Sozinho Caraça, Chefe da Divisão de Assessoria, Comunicação e Imagem (DAC) ;
1º Vogal efetivo:
Daniel Ferreira de Castro Queiroz, Técnico Superior no Gabinete de Compromisso Social e Ambiental (GCSA) (Substitui o Presidente nas suas faltas e impedimentos);
2º Vogal efetivo:
Filomena Maria Fonseca Correia Martins, Técnica Superior da Divisão de Pessoal (DPE);

Deve ler-se:


f) Composição do Júri:
Presidente
Delfina Sozinho Caraça, Chefe da Divisão de Assessoria, Comunicação e Imagem (DAC) ;
1º Vogal efetivo;
Daniel Ferreira de Castro Queiroz, Técnico Superior no Gabinete de Compromisso Social e Ambiental (GCSA) (Substitui o Presidente nas suas faltas e impedimentos);
2º Vogal efetivo
Filomena Maria Fonseca Correia Martins, Técnica Superior da Divisão de Pessoal (DPE);
1º Vogal suplente

Marta Patricia Tonet da Silva Tavares, Técnico Superior na Divisão de Assessoria,
Comunicação e Imagem (DAC);
2º Vogal Suplente
Eduarda Maria do Carmo Flora Teixeira Ribeiro, Chefe da Divisão de Gestão
Comercial e Atendimento (DGC).

Relação Jurídica Exigida:
Nomeação definitiva
Nomeação transitória, por tempo determinável
Nomeação transitória, por tempo determinado
CTFP por tempo indeterminado
CTFP a termo resolutivo certo
CTFP a termo resolutivo incerto
Sem Relação Jurídica de Emprego Público
Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica :
a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Requisitos de Nacionalidade:
Não


Habilitação Literária:
Licenciatura
Descrição da Habilitação Literária:
Licenciatura De design Gráfico o ou Design Multimédia
Grupo Área TemáticaSub-área TemáticaÁrea Temática
Direito, Ciências Sociais e ServiçosCiências da Comunicação e InformaçãoComunicação e Design
Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida:
Não
Outros Requisitos:
Envio de candidaturas para:
gr_dpe_recrutamento@smasalmada.pt; Praceta Ricardo Jorge nº 2 - 2A Pragal 2804-543 Almada
Contatos:
212726000
Data Publicitação:
2020-06-05
Data Limite:
2020-06-23

Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social:
gr_dpe_recrutamento@smasalmada.pt; 212726000
Descrição do Procedimento:
a) Despacho 17/2019/CA
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada
b)1(um) lugar para Técnico Superior de Comunicação e Imagem para Contrato de Trabalho por Tempo Indeterminado
c) Edifício Sede dos SMAS de Almada
d)O júri deliberou adotar os métodos de seleção obrigatórios definidos pelo artigo 36º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP) aprovada pela Lei nº 35/2014 de 20 de junho, que são a Prova de Conhecimentos (PC) e a Avaliação Psicológica (AC). No caso de recrutamento de candidatos que estejam a cumprir ou a executar a atribuição ou atividade caracterizadoras do posto de trabalho, ou candidatos em situação de requalificação são aplicados como métodos de seleção a Avaliação Curricular (AC) e a Entrevista de Avaliação de Competências (EAC). Deliberou o júri adotar os métodos de Seleção facultativos, Avaliação de Competências por Portfólio (ACP) e a Entrevista Profissional de Seleção (EPS), para serem aplicados a todos os candidatos que sejam aprovados nos dois primeiros métodos de seleção.
PROVA DE CONHECIMENTOS (PC)
Visa avaliar os conhecimentos académicos e ou profissionais e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício de determinada função, tendo carácter eliminatório. Deliberou o júri que a prova será escrita, de natureza teórica, de realização individual, de escolha múltipla, sem consulta, em suporte de papel, com a duração de 60 minutos e tolerância de 15 minutos valendo, como certa um (1) valor, como errada desconta meio valor (0,5), sendo que a nota mínima será de zero (0).
Bibliografia: Site dos SMAS de Almada (www.smasalmada.pt); Regulamento do Abastecimento de Água e do saneamento de Águas Residuais; Código de Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei nº 4/2015, de 7 de janeiro; Baxter, M., Projecto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos; Bonsiepe, G., Teoria e Prática do Design Industrial, Centro Português de Design, 1992; Bridgewater, P., Introdução ao Design Gráfico, Editorial Estampa; Munari, Bruno., Design e Comunicação Visual. Lisboa; Lynda, W., Design gráfico na web: Como preparar imagens e mídia para web, Editora Quark Books, 1998.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (AP)
Visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências previamente definido tendo também carácter eliminatório.
A avaliação psicológica é valorada da seguinte forma:
a) Em cada fase intermédia do método, através das menções classificativas de Apto e Não apto;
b) Na última fase do método, para os candidatos que o tenham completado, através dos níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

AVALIAÇÃO CURRICULAR (AC)
Visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida tendo carácter eliminatório. Os parâmetros de avaliação são:
a) Habilitação Académica (HA):
Onde se pondera a titularidade de um grau académico ou a sua equiparação legalmente reconhecida, em que:
Licenciatura na área do design gráfico ou design multimédia 16 Valores
Outra Licenciatura na área das artes e do design 14 Valores
Estudos especializado em área de artes e do design gráfico:
­Mestrado acresce 2 pontos
Doutoramento acresce 4 pontos

b) Formação Profissional (FP):
Onde se ponderam as ações de formação e aperfeiçoamento profissional relacionadas com a área funcional do lugar posto a concurso, considerando-se:
Até 50 horas de formação 10 valores
De 51 horas a 100 horas 12 valores
De 101 horas a 200 horas 14 valores
De 201 horas a 300 horas 16 valores
De 301 horas a 400 horas 18 valores
Mais de 400 horas 20 valores
Só serão contabilizados cursos de formação com certificado autenticado e horas de formação descritas. Aquando da ausência, no certificado, do número de horas de formação frequentadas, serão consideradas 6 horas de formação por cada dia.
c) Experiência Profissional (EP):
Onde se pondera o desempenho efetivo de funções na área de atividade para a qual o concurso é aberto, bem como outras capacitações que se considerem adequadas, com avaliação da sua natureza e duração, considerando-se:
Até 5 anos 14 Valores
Mais de 5 até 8 anos 16 Valores
Mais de 8 anos até 12 anos 18 Valores
Mais de 12 anos 20 Valores

d) Avaliação de Desempenho (AD):
Relativa ao último período, não superior a quatro anos, em que o candidato cumpriu ou executou atribuição, competência ou atividades idênticas às do posto de trabalho a ocupar, sendo os períodos de avaliação a considerar os de 2015/2016 e 2017/2018 em que:
Inadequado 1 Valor
Adequado 14 Valores
Relevante 17 Valores
Excelente 20 Valores
No caso dos candidatos que, comprovadamente, por razões que não lhe sejam imputáveis, não possuam avaliação do desempenho relativa ao período a considerar é-lhes atribuída a pontuação de 14 valores.

O Cálculo da Avaliação Curricular obedece à seguinte fórmula:
AC = ­HA + FP + EP + AD
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ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (EAC)
Visa obter, através de uma relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercício da função, tendo carácter eliminatório.
Baseia-se num guião de entrevista composto por um conjunto de questões diretamente relacionadas com o perfil de competências:
A) Orientação para o Serviço público;
B) Realização e Orientação para os Resultados;
C) Conhecimento Especializado e Experiência;
D) Iniciativa e Autonomia;
E) Adaptação e Melhoria Contínua;
F) Trabalho de Equipa e Cooperação;
É avaliada segundo os níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS POR PORTFÓLIO (ACP)
Visa confirmar a experiência e ou os conhecimentos do candidato na área do design, designadamente de natureza artística, através da análise de uma coleção organizada de trabalhos que demonstrem as competências técnicas detidas diretamente relacionadas com as funções a que se candidata.
A avaliação de competências por Portfólio será realizada em sessão pública, com a presença obrigatória do candidato, podendo a ela assistir todos os interessados, sendo o local, data e hora da sua realziação atempadamente afixada em local visível e público no edifício sede dos SMAS de Almada, bem como disponibilizados no sítio dos SMAS de Almada na internet.
O portfólio terá de ser apresentado em suporte de papel ou pen drive (formato jpq, pdf, mpeg ou mp4) .
O candidato deve fazer prova do domínio das seguintes áreas: 1- Criação gráfica, no âmbito da comunicação institucional, ilustrações, infografia estática e animada, para diferentes suportes e plataformas, nomeadamente produção gráfica para anúncios, folhetos, brochuras, cartazes, outdoors, banners. 2 - Criação de web design, sites e aplicativos 3 - Implementação de soluções ou estudos de design gráfico para campanhas do setor das águas; 4 - Edição vídeo para diferentes formatos e extensões; 5 – Captação de imagem em cenários diversos como: eventos públicos, festivais, cerimónias e festas, obras, património edificado, paisagens urbana ou rural; 6 – Expressão pessoal - vídeo apresentado pelo candidato, num máximo de 5 minutos, com temática à sua escolha e que reflita a sua estética e técnica.
Parâmetros de avaliação a aplicar: Organização portflólio; Noção de Comunicação; Criatividade; Inovação; e Técnicas utilizadas.
É avaliado segundo as classificações de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4.

ENTREVISTA PROFISSIONAL DE SELEÇÃO (EPS)
Entrevista profissional de seleção que visa avaliar, de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, é elaborada uma ficha individual contendo o resumo dos temas abordados. É realizada pelo júri, na presença de todos os elementos.

Estabelecem-se os seguintes fatores de apreciação na EPS:
Aprofundamento de aspetos curriculares;
Conhecimento da Organização SMAS;
Conhecimento da função a que se candidata;
Organização e metodologias de trabalho.

No que respeita aos aspetos considerados:
Clareza na exposição (CE) – entende-se como sendo a capacidade do entrevistado para fazer perceber o argumentário e as ideias contidas na resposta, bem como a correta e coerente utilização dos conceitos que os suportam.
Relevância de conteúdos (RC) – entende-se como sendo a importância dos conteúdos apresentados pelo candidato, relativamente às funções inerentes ao cargo a que se candidata.
Motivação para a função (MF) – entende-se como sendo a vontade que o trabalhador demonstra para contribuir para a prossecução dos objetivos da organização.
Planeamento e Organização (PO) – entende-se como sendo a capacidade de programar, organizar e controlar a sua atividade e projetos variados.

Cada parâmetro é avaliado num dos seguinte intervalos:
Elevado 20 valores
Respondeu às questões colocadas com elevados níveis de objetividade, clareza e pertinência.
Bom 16 valores
Respondeu às questões colocadas com bons níveis de objetividade, clareza e pertinência.
Suficiente 12 valores
Respondeu às questões colocadas com razoáveis níveis de objetividade, clareza e pertinência.
Reduzido 8 valores
Respondeu às questões colocadas com reduzidos níveis de objetividade, clareza e pertinência.
Insuficiência 4 valores
Respondeu às questões colocadas sem objetividade, clareza e pertinência.

ORDENAÇÃO FINAL (OF)
A Ordenação Final (OF) resulta da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção, sendo que:
Para os candidatos enquadrados no nº 1 do artigo 36º da LTFP aprovada pela Lei nº 35/2014 de 20 de junho:

OF = 30% PC+ 25%AP+20%ACP+25%EPS

Os resultados finais dos métodos da Prova de Conhecimentos, Avaliação Psicológica, Avaliação de Competências Por Portfólio e Entrevista Profissional de Seleção serão traduzidos numa escala de 0 a 20 valores.
Em cada um destes métodos serão considerandos aprovados todos aqueles que venham a obter uma avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
O candidato que obtenha uma classificação inferior a 9,5 valores, em qualquer dos métodos de seleção (Prova de Conhecimentos, Avaliação Psicológica, Avaliação de Competências Por Portfólio e Entrevista Profissional de Seleção), considera-se excluído do procedimento, não lhe sendo aplicado o método ou fase seguinte.

Para os candidatos enquadrados no nº 2 do artigo 36º da LTFP aprovada pela Lei nº 35/2014 de 20 de junho:

OF = 30% AC + 25% EAC + 20%ACP+25%EPS

Os resultados finais dos métodos Avaliação Curricular, Entrevista de Avaliação de Competências, Avaliação de Competências Por Portfólio e Entrevista Profissional de Seleção serão traduzidos numa escala de 0 a 20 valores.
Em cada um destes métodos serão considerandos aprovados todos aqueles que venham a obter uma avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
O candidato que obtenha uma classificação inferior a 9,5 valores, em qualquer dos métodos de seleção (Avaliação Curricular, Entrevista de Avaliação de Competências, Avaliação de Competências Por Portfólio e Entrevista Profissional de Seleção), considera-se excluído do procedimento, não lhe sendo aplicado o método ou fase seguinte.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Serão utilizados os critérios de desempate previstos na lei.

NOTA FINAL
Os candidatos que não comparecerem a qualquer um dos métodos de seleção consideram-se automaticamente excluídos do procedimento concursal.

Nada mais havendo a tratar, encerrou a reunião e lavrou-se esta ata que vai ser lida e assinada pelos membros do júri, depois de achada conforme.

e) Os documentos em baixo indicados devem ser entregues na apresentação da candidatura.
Tendo em conta o atual plano de contigência - Covid 19 a receção de candidaturas só se fará preferencialmente via mail. Caso não disponha de mail, e só neste caso, deve enviar via correio tradicional através dos endereços já indicados.
Documentos obrigatórios: Curriculum Vitae, Datado e assinado e rubricado em todas as páginas;
Certificado de habilitações;
Formulário de Candidatura devidamente preenchido disponilizado no nosso site;

f) Presidente do Júri:
Delfina Sozinho Caraça, Chefe da Divisão de Assessoria, Comunicação e Imagem (DAC) ;
1º Vogal efetivo:
Daniel Ferreira de Castro Queiroz, Técnico Superior no Gabinete de Compromisso Social e Ambiental (GCSA) (Substitui o Presidente nas suas faltas e impedimentos);
2º Vogal efetivo:
Filomena Maria Fonseca Correia Martins, Técnica Superior da Divisão de Pessoal (DPE);

g) A publicitação da lista de ordenação final é realizada conforme alínea d) do artigo 10º da Portaria nº 125 - A/2019 de 30 de abril.
Autorização dos membros do Governo Artigo 30.º da LTFP:
Despacho de 10 de janeiro do sr Vereador Administrador Executivo publicitado pelo aviso em Diário da Republica nº 1914/2020 onde se aprova o mapa anual de recrutamento para 2020.



Tipo Resultados:
Classificação Final
Resultados:
Resultados Publicitados
Data Início Publicitação Resultados:
2021-10-25
Ficheiro Resultados:
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