Caracterização do Posto de Trabalho:
Conteúdo Funcional:
Desenvolvimento de atividades da carreira de Técnico Superior – no âmbito das atribuições do Gabinete de Estratégia para Habitação Municipal (GEHM):
Gestão de candidaturas de pedidos de habitação
? Receber candidaturas de pedidos de habitação;
? Conferir a documentação entregue para a instrução dos processos com vista à análise técnica dos pedidos de habitação;
? Assegurar a análise técnica dos documentos do processo;
? Realizar entrevistas sociais para avaliação dos pedidos de habitação;
? Realizar visitas domiciliárias/vistorias técnicas para complementar a avaliação da situação de carência;
? Atribuir pontuação aos diferentes parâmetros na aplicação;
? Assegurar o atendimento presencial, telefónico e comunicação escrita no âmbito técnico dos processos de habitação;
? Consultar as listas classificativas para atribuir a ordem ao processo em função da avaliação dos parâmetros;
? Realizar Levantamentos socio habitacionais de núcleos degradados existentes no território;
? Elaboração de Informações, Relatórios;
? Realizar Estudos de caracterização socio económica dos pedidos de habitação;
Preparação do processo de atribuição de habitação municipal
? Trancar as listas no período definido antes da atribuição da habitação, assegurar a respetiva publicação (as listas são dinâmicas e este processo é sempre necessário no período que antecede a atribuição);
? Contactar e selecionar as famílias em função das listas classificativas e das tipologias de habitação disponíveis;
? Reverificar a documentação e solicitar a sua atualização;
? Preparar o processo administrativo para entrega à equipa de gestão, incluindo cálculo de rendas (arrendamento apoiado);
? Realizar reuniões de preparação das famílias para o realojamento e regras que lhe estão subjacentes;
? Elaborar informações técnicas e propostas de deliberação para atribuição da habitação;
? Elaborar os contratos de arrendamento, enviar ao notário privativo do município, ao membro do executivo responsável, e organizar a respetiva assinatura pelo arrendatário;
? Elaborar relatório de caracterização socio económica de todas as famílias realojadas, em cada cerimónia de entrega de chaves;
? Preparar o realojamento dos Agregados Familiares.
? Elaborar periodicamente pontos de situação do trabalho realizado.
Perfil Profissional:
? Orientação para o serviço público;
? Conhecimentos especializados e experiência;
? Adaptação e melhoria contínua;
? Orientação para Resultados;
? Responsabilidade e compromisso com o serviço;
? Tolerância à pressão e contrariedades;
? Iniciativa e autonomia;
? Planeamento e organização.