Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira de Técnico Superior – Área de Gestão, Economia,
Auditoria e Contabilidade, para afetação ao Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) compreendendo as seguintes atividades entre outras:
• Análise e conferência de informação financeira e contabilística, da legalidade e regularidade
das operações da organização;
• Análise e avaliação de informação financeira e operacional das empresas locais e
participadas;
• Avaliação do desempenho das empresas locais e participadas e verificação da adequação
dos instrumentos de medida e avaliação de resultados;
• Realização de auditorias internas e de follow-up;
• Análise e verificação dos processos críticos da organização, com identificação e avaliação
dos controlos instituídos e proposta de recomendações que contribuam para acrescentar
valor à organização
• Monitorização da implementação de medidas e recomendações, verificando a sua
adequação, consistência e coerência interna;
• Colaboração na definição de planos de ação, enquadrados nos objetivos estratégicos e
operacionais do Município, definição dos respetivos cronogramas, objetivos, métricas e
indicadores de desempenho, respetivas fontes de verificação, instrumentos de
acompanhamento e monitorização, recursos financeiros e responsáveis/intervenientes;
• Elaboração de relatórios;
• Prestação de apoio técnico-financeiro, elaborando informações e pareceres de apoio à
decisão;
• Pesquisa e partilha de boas práticas e demais informação relevante para o desempenho
das atividades municipais;
Perfil de competências:
• Experiência em Auditoria e /ou Auditoria Interna (preferencial);
• Capacidade analítica;
• Capacidade de comunicação e facilidade de relacionamento interpessoal;
• Proatividade;
• Trabalho em Equipa;
• Planeamento e organização;
• Bons conhecimentos de informática, especialmente para tratamento de dados e elaboração
de relatórios