Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira e categoria de Assistente Técnico, na área Atendimento ao Público, considerando o seguinte perfil funcional:
Atendimento presencial
- Assegurar o atendimento ao público de forma transversal mediante a disponibilização de uma vasta diversidade de serviços municipais, tendo em vista garantir a consistência na resposta, a uniformização de procedimentos e cumprimento dos prazos de resposta;
- Rececionar e registar expediente;
- Potenciar a utilização dos portais eletrónicos como complemento e, preferencialmente, como alternativa ao atendimento presencial e telefónico;
- Agendar pedidos de audiência;
- Apoiar os cidadãos na utilização dos canais on-line, facilitando o acesso a diversos serviços, tanto da administração central como local;
- Rececionar exposições e reclamações dos Munícipes.
Atendimento telefónico
- Assegurar o atendimento telefónico geral do município, atender chamadas, efetuar a respetiva triagem, prestar esclarecimentos e, quando necessário, encaminhar as chamadas para as unidades orgânicas ou técnicos responsáveis;
- Prestar informação sobre as atividades do município e os serviços prestados pelas unidades orgânicas, tendo como suporte uma Base de conhecimento para o atendimento que contenha as normas, procedimentos e scripts de atendimento e que garanta a uniformização da resposta ao cidadão e demais entidades;
- Registar pedidos/processos nas aplicações do Município;
- Reabrir processos na aplicação de gestão documental referentes a ocorrências não resolvidas, para efetuar insistências;
- Reportar reclamações rececionadas através do atendimento telefónico.
Atendimento online
- Potenciar a utilização dos portais eletrónicos como complemento e, preferencialmente, como alternativa ao atendimento presencial e telefónico;
- Receção, registo e encaminhamento de correio eletrónico;
- Registar os e-mails rececionados no endereço geral do município na aplicação de gestão documental, assegurando a triagem e encaminhamento para as unidades orgânicas com o número de registo e o envio das respostas aos cidadãos;
- Solicitar pareceres a outras unidades orgânicas;
- Fornecer informações solicitadas pelas diferentes Unidades Orgânicas.
Faturação e gestão da receita
- Emitir faturas dos serviços disponibilizados na área de atendimento;
- Efetuar cobranças e registar pagamentos de faturas;
- Controlar pagamentos e a receita diária;
- Efetuar o fecho de caixa diário;
- Efetuar depósitos dos valores recebidos;
- Enviar dados e comprovativos para os serviços de contabilidade e tesouraria.
Competências Comportamentais
- Orientação para o serviço Público;
- Conhecimentos e experiência;
- Responsabilidade e compromisso com o serviço;
- Trabalho de equipa e Cooperação;
- Realização e Orientação para Resultados;
- Adaptação e melhoria contínua;
- Relacionamento interpessoal;
- Comunicação.