Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira e categoria de Assistente Técnico, na área de Topografia, no âmbito das atribuições da Unidade de Topografia e Cadastro Predial, nomeadamente na execução de levantamentos topográficos, indispensáveis para realização de estudos e projetos camarários, fundamentalmente:
• Realizar levantamentos topográficos tendo em vista a elaboração de plantas, planos, cartas e mapas que se destinam à preparação e orientação de trabalhos de arquitetura, engenharia ou para outros fins;
• Colaborar na execução de projetos elaborando os elementos gráficos e analíticos necessários à implantação da obra e calculando, nomeadamente ângulos, rumos, distâncias, áreas e volumes;
• Colaborar na realização de Estudos e Planos de Urbanização e Loteamentos Urbanos;
• Efetuar nivelamentos geométricos para apoio de levantamentos topográficos e implantações, utilizando instrumentos adequados;
• Acompanhar a fiscalização em situações que se prendam com a implantação de construções;
• Fornecer alinhamentos e cotas de soleira;
• Verificar e/ou fiscalizar obras no âmbito de qualquer processo camarário;
• Controlar geometricamente as deformações de património edificado;
• Gerir e tratar os arquivos de desenho produzidos ou existentes;
• Elaborar a rede geodésica municipal, coordenando diversos pontos de apoio geodésico, com a recurso a GPS;
• Gerir e tratar os arquivos de desenho produzidos ou existentes definindo normas gerais;
• Propor os requisitos formais e técnicos a que deverão obedecer os projetos particulares de loteamento de forma a poderem ser incorporados no SIGM, promovendo a respetiva vulgarização junto dos promotores.
Perfil profissional:
• Conhecimentos especializados
• Sentido crítico
• Responsabilidade e compromisso com o serviço
• Capacidade de adaptação
• Autonomia
• Proatividade
• Planeamento e organização
• Capacidade de comunicação e facilidade de relacionamento interpessoal
• Trabalho em Equipa