Caracterização do Posto de Trabalho:
Conteúdo Funcional:
• Assegurar o cumprimento das normas e disposições legais aplicáveis à liquidação, arrecadação e cobrança das receitas municipais;
• Acompanhar e articular com os restantes serviços emissores do Município e a Tesouraria;
• Controlar a execução da receita ao nível orçamental e patrimonial;
• Colaborar na elaboração dos documentos de prestação de contas individuais e consolidadas e respetivas validações;
• Registar contabilisticamente as receitas e garantias bancárias, em conformidade com os contratos estabelecidos e disposições legais e regulamentares aplicáveis e em estreita articulação com os serviços responsáveis pelos contratos e com a Tesouraria, promovendo a integração consistente da contabilidade orçamental, patrimonial e de custos;
• Assegurar o cumprimento das obrigações de natureza contributiva e fiscal, em estreita articulação com os vários serviços;
• Coadjuvar com a área informática, ao nível do ERP financeiro, no sentido de assegurar o adequado suporte informático e as várias integrações com outras soluções aplicacionais previstas para algumas das áreas do Município;
• Contribuir para a otimização dos procedimentos e da redução da dívida, através da análise das dívidas de terceiros, diligenciando o processo de cobrança voluntária, bem como o envio das dívidas dos vários tributos para cobrança coerciva em sede de execução fiscal, quando aplicável.
Perfil profissional:
• Conhecimentos Genéricos das várias soluções da Associação Informática da Região Centro (AIRC) para a Gestão Financeira (preferencialmente);
• Conhecimentos de Informática;
• Vontade e interesse em aprender;
• Capacidade de trabalho;
• Autonomia e responsabilidade;
• Espírito de equipa;
• Vontade e capacidade de relacionamento interpessoal;
• Capacidade de argumentação;
• Iniciativa e proatividade;
• Capacidade de organização e de planeamento.