Caracterização do Posto de Trabalho:
Preenchimento de 1 posto de trabalho da carreira e categoria de técnico superior, por recurso à mobilidade na categoria, para exercício de funções de acordo com o descrito no mapa anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual e referido no n.º 2 do artigo 88.º do mesmo diploma legal e desenvolvimento das atividades da Direção de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos, designadamente:
a. Gestão de Arquivo Físico e Eletrónico, nomeadamente gestão do ciclo de vida dos documentos, classificação e localização dos documentos de forma a garantir a gestão integrada do arquivo;
b. Contribuir para a desmaterialização documental, pela transferência de suportes (digitalização) e respetiva disponibilização em ambiente web;
c. Estabelecer e aplicar critérios de gestão de documentos, designadamente com utilização de plataformas de gestão documental e devida aplicação do sistema de classificação;
d. Tratamento de Massas Documentais Acumuladas, nomeadamente, inventariação de conteúdos documentais, identificação de séries documentais, elaboração do Quadro de Classificação, avaliação e seleção de documentos, conservação ou eliminação de documentação e respetiva descrição arquivística;
e. Definição de procedimentos de recuperação e exploração de informação;
f. Colaboração com a SGPCM na criação de um regulamento de conservação arquivístico e portaria de gestão de documentos;
g. Apoiar na Adesão ao Programa da Administração Eletrónica e Interoperalidade Semântica (PAEIS) conjuntamente com a SGPCM e DGLAB, com a aplicação do MIP – Metainformação para a Interoperabilidade no sistema de arquivo;
h. Elaboração conjunta com a SGPCM do plano de classificação de acordo com a MEF- Macro estrutura Funcional e aplicação deste no sistema de arquivo;
i. Colaboração no programa da Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística (ASIA) na elaboração de um plano de classificação visando a harmonização da descrição dos processos de negócio desenvolvidos pela administração Central e local, com a criação de uma Portaria de Gestão de Documentos, abrangente a todos os organismos da Administração Pública.