Caracterização do Posto de Trabalho:
- O posto de trabalho caracteriza-se, pelo exercício com autonomia e responsabilidade funções de estudos, conceção e aplicação de métodos e processos, enquadrados em conhecimentos profissionais inerentes à licenciatura e inseridos nos seguintes domínios: Planear e gerir os recursos necessários à implementação de aplicações informáticas, comunicação e monitorização;
- Analisar o problema a resolver, em equipa, propondo soluções fundamentadas e exequíveis, com a tecnologia disponível, com o objetivo de definir qual a solução técnica mais adequada;
- Análise de requisitos, desenvolvimento e/ou acompanhamento, implementação e testes de novas aplicações/manutenção de aplicações existentes para aumentar a eficácia operacional ou adaptar a novos requisitos;
- Realizar estudos de suporte às decisões de automatização/implementação de processos e sistemas informáticos ou adoção de novas tecnologias;
- Assegurar a aplicação dos mecanismos de acesso, segurança, confidencialidade e integridade da informação que se encontrem definidos;
- Prestar apoio (técnico) aos utilizadores de negócio. Elaborar manuais técnicos de suporte às aplicações/alterações implementadas, documentação de apoio e formação;
- Criar documentação de apoio e procedimentos operacionais para situações de tarefas de rotina a serem realizadas pelos utilizadores;
- Dar apoio à equipa e aos utilizadores na resolução de problemas técnicos em segunda linha.
Valoriza-se:
- Conhecimentos sólidos em arquitetura de sistemas de informação;
- Evidencias na área da gestão e normalização de processos;
- Capacidade de trabalho em equipa, iniciativa, dinamismo e proatividade;
- Conhecimentos em linguagens de programação (c++, c#, PHP, …) ;
- Bons conhecimentos em base de dados relacionais (Microsoft SQL Server, PostgreSQL, MySQL, …);
- Conhecimento em bases de dados orientadas a grafos.