Caracterização do Posto de Trabalho:
Conteúdo Funcional:
• Assegurar as funções de higiene, segurança e saúde no trabalho dos trabalhadores e garantir o cumprimento das regras de segurança nas instalações do município;
• Identificar e avaliar os riscos para a segurança e saúde no local de trabalho e proceder ao controlo periódico da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos;
• Elaborar planos de prevenção, integrando a avaliação dos riscos e as respetivas medidas de prevenção;
• Elaborar um programa de prevenção de riscos profissionais;
• Prestar informação e formação sobre os riscos para a segurança e saúde, bem como sobre as medidas de prevenção e proteção;
• Promover a afixação de sinalização de segurança nos locais de trabalho;
• Proceder à análise dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais;
• Recolher e organizar os elementos estatísticos relativos à segurança e saúde no órgão ou serviço;
• Promover e coordenar a entrega do vestuário e equipamentos de proteção individual aos trabalhadores;
• Efetuar visitas ao local de trabalho, elaborar e transmitir instruções compreensíveis e adequadas às atividades desenvolvidas;
• Verificar a implementação de medidas, propostas ou recomendações formuladas pela Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho;
• Prevenção da segurança dos equipamentos e máquinas: efetuar a verificação do seu estado e a validade das respetivas manutenções;
• Atualizar as avaliações de riscos profissionais;
• Realizar relatórios sobre acidentes de trabalho que originem ausências por incapacidades para o trabalho;
• Manter os registos dos acidentes de trabalho e a respetiva informação relativa ao acidente;
• Colaborar na execução de Medidas de Autoproteção, entre outras;
• Elaborar pareceres técnicos e ergonómicos ao nível da segurança no trabalho;
• Efetuar a avaliação ergonómica dos postos de trabalho;
• Identificar as necessidades de formação ao nível da segurança e saúde no trabalho.
Perfil profissional:
• Excelente capacidade organizativa;
• Conhecimento da Organização;
• Capacidade de adaptação e resistência à pressão;
• Capacidade de análise da informação e sentido crítico;
• Elevada disponibilidade e envolvimento com o trabalho e com os objetivos do serviço;
• Nível elevado de conhecimentos de informática na ótica do utilizador.