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Código da Oferta:
OE202104/0086
Tipo Oferta:
Procedimento Concursal Comum
Estado:
Expirada estado
Nível Orgânico:
Câmaras Municipais
Órgão/Serviço:
Vínculo:
CTFP por tempo indeterminado
Regime:
Carreiras Gerais
Carreira:
Assistente Técnico
Categoria:
Assistente Técnico
Grau de Complexidade:
2
Remuneração:
€ 703,13, correspondente à 1.ª posição remuneratória, nível 5, da TRU
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
Referência A - Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, relativas a uma ou mais áreas de atividade administrativa, nomeadamente gestão de alunos, pessoal, orçamento, contabilidade, património, aprovisionamento, secretaria, arquivo e expediente.


Local TrabalhoNº PostosMoradaLocalidadeCódigo PostalDistritoConcelho
Câmara Municipal de Lamego2Rua Padre Alfredo Pinto Teixeira5100150 LAMEGOViseu Lamego
Total Postos de Trabalho:
2
Quota para Portadores de Deficiência:
0
Observações:

Relação Jurídica Exigida:
Nomeação definitiva
Nomeação transitória, por tempo determinável
Nomeação transitória, por tempo determinado
CTFP por tempo indeterminado
CTFP a termo resolutivo certo
CTFP a termo resolutivo incerto
Sem Relação Jurídica de Emprego Público
Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica :
a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Requisitos de Nacionalidade:
Sim


Habilitação Literária:
12º ano (ensino secundário)
Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida:
Não
Outros Requisitos:
Envio de candidaturas para:
recrutamento@cm-lamego.pt ou Câmara Municipal de Lamego, Rua Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100-150
Contatos:
dias úteis, das 9h30 às 17h00, pelo telefone n.º 254609638
Data Publicitação:
2021-04-07
Data Limite:
2021-04-21

Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social:
D.R. II SÉRIE – N.º 67, de 07/04/2021
Descrição do Procedimento:
MUNICÍPIO DE LAMEGO - AVISO INTEGRAL

1 - Nos termos do art.º 33.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua atual redação, torna-se público que, por despacho da Senhora Vereadora responsável pela gestão e direção dos Recursos Humanos, datado de 09/03/2021 e na sequência das deliberações do órgão Executivo de 08/02/2021 e do Órgão Deliberativo de 26/02/2021, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da publicação do presente aviso, o procedimento concursal comum para constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, com vista ao preenchimento dos seguintes postos de trabalho:
Referência A – 2 postos de trabalho para a carreira/categoria de Assistente Técnico (área de Educação)
Referência B – 62 postos de trabalho para a carreira/categoria de Assistente Operacional (área de educação)
2 - Caracterização dos postos de trabalho conforme mapa de pessoal de 2021 do Município de Lamego, aprovado por deliberação de Reunião de Câmara e Assembleia Municipal, de 26 de outubro de 2020 e 18 de dezembro de 2020, respetivamente:
2.1 – Assistente Técnico (área de educação), com grau de complexidade funcional 2 - Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, relativas a uma ou mais áreas de atividade administrativa, nomeadamente gestão de alunos, pessoal, orçamento, contabilidade, património, aprovisionamento, secretaria, arquivo e expediente.
2.2 – Assistente Operacional (área de educação), com grau de complexidade funcional 1 - Funções de natureza executiva, de carácter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis; execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços podendo comportar esforço físico; responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos, competindo-lhe nomeadamente as seguintes atividades: acompanhamento das crianças durante o período de funcionamento da escola com vista a assegurar um bom ambiente educativo; cooperar na execução de tarefas inerentes às atividades pedagógicas, lúdicas e recreativas; vigiar e disciplinar a utilização dos espaços interiores e exteriores garantindo o cumprimento das regras de higiene, prevenção e segurança das crianças; auxiliar as crianças na sua higiene pessoal e nas refeições, promovendo a sua autonomia; executa nos diversos setores de um refeitório trabalhos relativos ao serviço de refeições; conferir o número de refeições e os/as alunos/as; providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material, equipamento didático e informático, necessário ao desenvolvimento do processo educativo, comunicando estragos e extravios; prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança a unidades de prestação de cuidados de saúde; acompanhar as crianças na utilização de transportes escolares zelando pela sua segurança, assegurando o acesso, a correta acomodação e usos dos cintos de segurança, e saída das crianças das viaturas; prestar esclarecimentos aos encarregados de educação, presencial ou telefonicamente, recebendo e transmitindo mensagens; exercer tarefas de atendimento e encaminhamento de utilizadores da escola e controlar entradas e saídas da escola.
3 – Tendo em conta que as entidades gestoras de requalificação nas autarquias locais (EGRAS) ainda não estão constituídas, assumindo as entidades elencadas no n.º 1 do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 209/2009, de 3 de setembro, a posição da EGRA e de acordo com a solução interpretativa uniforme, homologada pelo senhor Secretário de Estado da Administração Local em 15 de julho de 2014, as autarquias locais estão dispensadas de consultar a Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), no âmbito do procedimento prévio de recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação previsto no artigo 24.º da Lei n.º 80/2013, de 28 de novembro, e regulamentado pela Portaria n.º 48/2014, de 26 de fevereiro.
4 - Local de trabalho: Câmara Municipal de Lamego - Escolas do Ensino Básico e Pré-Escolar do Município de Lamego.
5 - Determinação do posicionamento remuneratório: obedecerá ao disposto no art.º 38.º da LTFP, sendo a posição de referência a atribuída de acordo com a respetiva carreira/categoria profissional:
Referência A – € 703,13 (setecentos e três euros e treze cêntimos), correspondente à 1.ª posição remuneratória, nível 5, da TRU;
Referencia B - € 665,00 (seiscentos e sessenta e cinco euros), correspondente à 4.ª posição remuneratória, nível 4, da TRU;
5.1 - Os candidatos detentores de vínculo de emprego público devem informar previamente o Município de Lamego da remuneração base, carreira e categoria que detêm na sua situação jurídico-funcional de origem.
6 - Âmbito do recrutamento: Podem candidatar-se ao presente procedimento concursal indivíduos com ou sem vínculo de emprego público previamente constituído.
7 - De acordo com o disposto na alínea k) do n.º 4 do art.º 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30/04, na sua atual redação, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira e categoria e, não se encontrando em situação de requalificação, ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal da CML idênticos ao posto de trabalho para cuja ocupação se publicita o presente procedimento.
8 - Requisitos de admissão: os requisitos de admissão são os previstos no art.º 17.º da LTFP:
a) Ter nacionalidade portuguesa, salvo nos casos excetuados pela Constituição, lei especial ou convenção internacional;
b) Ter 18 anos de idade completos;
c) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar;
d) Possuir robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício de funções;
e) Ter cumprido as leis da vacinação obrigatória.
8.1 - Nível habilitacional:
Referencia A – 12.º ano de escolaridade ou curso que lhe seja equiparado, sem possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação experiência profissional;
Referência B – Escolaridade obrigatória (de acordo com o n.º 1 do art.º 86.º da citada LTFP), sendo: 4.ª classe, para as pessoas nascidas até 31.12.1966; 6.º ano de escolaridade, para as nascidas entre 01.01.1967 e 31.12.1980; 9.º ano de escolaridade, para as nascidas após 01.01.1981; 12 anos de escolaridade para alunos/as que no ano letivo 2009/2010 estiveram matriculados no 1.º ou 2.º ciclo do ensino básico ou no 7.º ano de escolaridade, estando sujeitos/as ao limite de escolaridade obrigatória até aos 18 anos, sem possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação experiência profissional.
8.2 - Os candidatos devem reunir os requisitos referidos até à data limite de apresentação das respetivas candidaturas.
9 – Formalização de candidaturas: A formalização das candidaturas deverá ser realizada mediante o preenchimento do Formulário de Candidatura a Procedimento Concursal, datado e assinado, que se encontra disponível no site do Município de Lamego, em https://www.cm-lamego.pt/recursos-humanos/concursos-contratacoes.
9.1 – As candidaturas podem ser submetidas por correio eletrónico para o endereço recrutamento@cm-lamego.pt, com a indicação expressa do assunto “Referência A - Candidatura a procedimento concursal para Assistente Técnico, área de Educação” ou “Referência B - Candidatura a procedimento concursal para Assistente Operacional, área de Educação”, ou remetidas por correio através de carta registada para Câmara Municipal de Lamego, Rua Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100-150 Lamego, até ao último dia do prazo fixado no ponto 1. do presente aviso.
9.2 – São excecionalmente admitidas candidaturas em suporte de papel, desde que remetidas por correio, dada a atual conjuntura pandémica conjugada com uma eventual dificuldade de envio por via eletrónica.
9.3 – As candidaturas formalizadas de acordo com o disposto nos pontos anteriores e acompanhadas dos documentos constantes do ponto 10. devem ser numeradas sequencialmente na sua totalidade e rubricadas todas as páginas que não estejam assinadas.
10 - O formulário de candidatura deverá ser acompanhado dos seguintes elementos:
a) Curriculum vitae detalhado, datado e assinado, do qual deve constar a identificação pessoal, habilitações literárias e profissionais, formação profissional, experiência profissional, com a indicação das funções com maior interesse para o lugar a que se candidata e quaisquer outros elementos que o candidato entenda dever apresentar, por serem relevantes para a apreciação do seu mérito;
b) Documentos comprovativos das declarações constantes do curriculum vitae, nomeadamente no que respeita à formação profissional e experiência profissional, relacionadas com o conteúdo funcional do posto de trabalho, onde conste a data de realização e duração das mesmas, sob pena de não serem consideradas.
c) Certificado ou outro documento idóneo, legalmente reconhecido para o efeito, das habilitações exigidas no ponto 8.1 do presente aviso de abertura, sob pena de exclusão. Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro, sob pena de exclusão, deverão submeter, em simultâneo, documento comprovativo das habilitações correspondente ao reconhecimento das habilitações estrangeiras previstas pela legislação portuguesa aplicável;
d) No caso de candidatos titulares de um vínculo de emprego público, declaração comprovativa da titularidade de vínculo de emprego público emitida pela entidade empregadora pública de origem do candidato, com data reportada ao prazo estabelecido para apresentação das candidaturas, da qual conste:
i) Modalidade do vínculo de emprego público e a sua determinabilidade;
ii) carreira, categoria e respetivo tempo de serviço;
iii) Caracterização e descrição das funções exercidas pelo candidato e o tempo de execução;
iv) Posição e nível remuneratório em que o candidato se encontra posicionado à data da candidatura.
10.1 - A não submissão dos documentos comprovativos dos requisitos de admissão, bem como dos que sejam indispensáveis para efetuar a análise da candidatura, determina a exclusão do procedimento concursal, nos termos do n.º 8 do art.º 20.º da Portaria n.º 125-A/2019, na sua atual redação.
10.2 – Em caso de dúvida, assiste ao Júri a faculdade de exigir a qualquer candidato a apresentação dos documentos comprovativos das declarações prestadas.
11 - Os candidatos que exercem funções na CML ficam dispensados de apresentar os documentos referidos nas alíneas c) e d) do ponto anterior, desde que refiram que os mesmos se encontram arquivados no seu processo individual.
12 - Métodos de Seleção:
a) Avaliação Curricular, Entrevista de Avaliação de Competências e Entrevista Profissional de Seleção;
Ou
b) Prova de Conhecimentos, Avaliação Psicológica e Entrevista Profissional de Seleção.
12.1 – Avaliação Curricular, Entrevista de Avaliação de Competências e Entrevista Profissional de Seleção – para os candidatos que estejam a cumprir ou a executar a atribuição, competência ou atividade caracterizadoras do posto de trabalho em causa, bem como no recrutamento de candidatos em situação de requalificação, que, imediatamente antes, tenham desempenhado aquela atribuição, competência ou atividade.
12.2 - Prova de Conhecimentos, Avaliação Psicológica e Entrevista Profissional de Seleção – para os restantes candidatos.
12.3 - Os métodos referidos no ponto 12.1) podem ser afastados pelos candidatos através de menção expressa no formulário de candidatura, aplicando-se-lhes, nesse caso, os métodos previstos no ponto 12.2), conforme previsto no n.º 3 do art.º 36.º da LTFP.
12.4 - Serão excluídos os candidatos que não compareçam a qualquer um dos métodos de seleção, bem como os que obtenham uma valoração inferior a 9,50 valores em qualquer um dos métodos. Ao abrigo do disposto no n.º 9 do art.º 9.º da Portaria n.º 125-A/2019, na sua atual redação, todos os métodos de seleção, bem como todas as suas fases, têm caráter eliminatório.
12.5 – Com base nos fundamentos exarados pela Sra. Vereadora Ana Catarina Graça da Rocha, em seu despacho datado de 09/03/2021, bem como atendendo à celeridade que importa imprimir ao presente procedimento concursal, tendo em conta a urgência no preenchimento dos postos de trabalho em apreço, de acordo com o disposto no art.º 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, na sua atual redação, os métodos de seleção indicados serão aplicados de forma faseada, sendo que a aplicação do segundo método e dos métodos seguintes será efetuada apenas a parte dos candidatos aprovados no método anterior, a convocar por conjuntos sucessivos de candidatos, por ordem decrescente de classificação, respeitando a prioridade legal da sua situação jurídico-funcional, até à satisfação das necessidades:
Referência A – conjuntos sucessivos de 50 candidatos;
Referência B – conjuntos sucessivos de 150 candidatos.
12.6 - Forma, natureza e duração da Prova de Conhecimentos: A Prova de Conhecimentos será escrita, de realização individual, de natureza teórica, com consulta, efetuada em suporte de papel, numa só fase, constituída por um conjunto de questões de desenvolvimento, de perguntas diretas e por questões de escolha múltipla, tendo uma duração até 90 minutos e incidirá sobre assuntos de natureza genérica e específica, diretamente relacionados com as exigências da função. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo a valoração considerada até às centésimas. Não é permitida a utilização de códigos anotados ou legislação comentada ou anotada, ou o uso de equipamentos eletrónicos de comunicação (telemóvel, Tablet ou PC).
12.6.1 – Os candidatos que compareçam à Prova de Conhecimentos com atraso de 15 minutos, relativamente à hora referida na convocatória, não poderão realizar o método de seleção.
12.7 – Legislação e bibliografia necessária à sua realização: Devem ser consideradas todas as atualizações e alterações que, entretanto, venham a ser efetuadas à legislação indicada no presente aviso até à data da realização da prova de conhecimentos.
12.7.1– Legislação geral: Referência A e B:
- Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua atual redação – Temas: garantias da imparcialidade/acumulação de funções; deveres gerais dos trabalhadores e da entidade empregadora; férias, faltas e poder disciplinar.
- Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua atual redação – Temas: Parentalidade; Trabalhador com capacidade reduzida e trabalhadores com deficiência ou doença crónica; Trabalhador estudante; Organização e tempo de trabalho; Tempos de não trabalho; Comissões de trabalhadores, associações sindicais e representantes dos trabalhadores em matéria de segurança e saúde no trabalho; Mecanismos de resolução pacífica de conflitos coletivos; Greve e lock-out.
- Sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP), aprovado pela Lei n.º 66-B/2007, de 28/12, na sua atual redação, e Decreto-Regulamentar n.º 18/2009, de 04/09, na sua atual redação que adapta aos serviços da administração autárquica o sistema integrado de avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP).
- Regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico, Lei n.º 75/2013, de 12/09, na sua atual redação – Temas: Regime Jurídico das Autarquias Locais.
- Estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias - Lei n.º 169/99, de 18/09, na sua atual redação.
- Regulamento de Organização dos Serviços Municipais, Estrutura e Competências, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 5 de 8 de janeiro de 2013, Aviso n.º 417/2013.
12.7.2– Legislação/Bibliografia específica:
Referência A:
- Competências dos órgãos municipais e das entidades intermunicipais no domínio da educação: DL n.º 21/2019, de 30 de Janeiro, na sua atual redação.
- Regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário – Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 224/2009, de 11 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho.
- Lei-quadro da Educação pré-Escolar – Lei n.º 5/97, de 10/02.
- Estatuto do Aluno e Ética Escolar – Lei n.º 51/2012, de 5/09, na sua atual redação.
- Define regras a observar no funcionamento dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico – Portaria n.º 644-A/2015, de 24/08.
- Plano de Ação Social Escolar e Transportes Escolares – ano letivo 2020/2021.
- Regulamento Interno do regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas da Sé, Lamego.
- Regulamento Interno do regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Referência B:
12.7.4– Legislação/Bibliografia específica:
- Estatuto do Aluno e Ética Escolar – Lei n.º 51/2012, de 5/09, na sua atual redação, artigos 1.º a 10.º.
- Define regras a observar no funcionamento dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico – Portaria n.º 644-A/2015, de 24/08.
- Plano de Ação Social Escolar e Transportes Escolares – ano letivo 2020/2021.
- Regulamento Interno do regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas da Sé, Lamego.
- Regulamento Interno do regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
- Manual de primeiros Socorros – Situações de Urgência nas Escolas, Jardins de Infância e Campos de Férias (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/primeirossocorros.pdf).
- Manual de Segurança e Bem-Estar nas Escolas
(https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/seguranca_e_bem_estar_nas_escolas_manual.pdf )
12.8 – Avaliação Curricular: visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional e tipo de funções exercidas, relevância da experiência adquirida e da formação realizada. A avaliação curricular será expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas e resultará da média aritmética ponderada das classificações obtidas na avaliação dos seguintes parâmetros:
Habilitações Académicas – HA;
Formação Profissional – FP;
Experiência Profissional – EP;
De acordo com a seguinte fórmula:
AC = (HA+ FP+ 2*EP)/4
Em que:
Habilitações Académicas (HA): Será ponderada a habilitação académica de base até ao limite de 20 valores, da seguinte forma:
Referência A:
Pela detenção de habilitação académica do 12.º ano de escolaridade ou de curso que lhe seja equiparado - 18 Valores;
Pela detenção de habilitação académica de grau superior ao exigido - 20 valores.
Referência B:
Pela detenção da escolaridade obrigatória legalmente exigida – 18 valores;
Pela detenção de escolaridade superior à obrigatória legalmente exigida - 20 valores.
Formação Profissional (FP): A formação profissional visa aumentar a eficácia e a eficiência dos serviços através da melhoria da produtividade do capital humano, pelo que este fator integra obrigatoriamente o método de avaliação curricular. Tal significa que não se trata de qualquer formação, apenas se considera a formação profissional que respeite as áreas de formação e aperfeiçoamento profissional relacionadas com o posto de trabalho a preencher e obtidas nos últimos 5 anos. Apenas são consideradas ações comprovadas por certificados ou diplomas que indiquem expressamente o número de horas ou de dias de duração da ação e a data de realização. Sempre que do respetivo certificado não conste o número de horas de duração da formação, considerar-se-á que cada dia de formação é equivalente a seis horas e cada semana a cinco dias. Este parâmetro será avaliado até ao máximo de 20 valores, da seguinte forma:
Formação Profissional - Valoração:
Sem formação profissional – 10 valores;
Participação em ações de formação relacionadas com o posto de trabalho, com duração total entre até 30 horas - 12 Valores;
Participação em ações de formação relacionadas com o posto de trabalho, com duração total entre 31 a 60 horas - 14 Valores;
Participação em ações de formação relacionadas com o posto de trabalho, com duração total entre 61 a 90 horas - 16 Valores;
Participação em ações de formação relacionadas com o posto de trabalho, com duração total entre 91 a 120 horas - 18 Valores;
Participação em ações de formação relacionadas com o posto de trabalho, com duração total superior a 121 horas - 20 Valores.
Experiência Profissional (EP): Neste fator pretende-se determinar a qualificação dos candidatos para o posto de trabalho em causa, ou seja, o grau de adequação entre as funções/atividades já exercidas e as atividades caracterizadoras do posto de trabalho a preencher. Desta forma, será ponderado o exercício efetivo de funções, especificamente na área para a qual o procedimento concursal é aberto:
Experiência Profissional – Valoração:
Experiência profissional = 0 e <3 anos - 10 Valores;
Experiência profissional = 3 anos e <6 anos - 12 Valores;
Experiência profissional = 6 anos e <9 anos - 14 Valores;
Experiência profissional = 9 anos e <12 anos - 16 Valores;
Experiência profissional = 12 anos e <15 anos - 18 Valores;
Experiência profissional = 15 anos – 20 Valores.
Apenas é considerada a experiência profissional desde que devidamente comprovada por documento idóneo e que refira expressamente o período de duração da mesma e contenha a indicação das funções efetivamente exercidas, sob pena de não ser considerada para efeitos de Avaliação Curricular.
As ponderações dos fatores (HA, FP e EP) integrantes deste método de seleção traduzem a importância relativa que o Júri entendeu atribuir a cada um, por considerar que essa ponderação é a que permite a melhor avaliação profissional dos candidatos nas áreas relativas aos postos de trabalho para o qual o procedimento foi aberto.
12.9 - A Avaliação Psicológica e a Entrevista de Avaliação de Competências são avaliadas segundo os níveis de classificação de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.
12.9.1. A Avaliação Psicológica (AP) visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, caraterísticas de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências previamente definido. Este método será composto pela aplicação de vários instrumentos/técnicas de avaliação psicológica e pode comportar uma ou mais fases. Será valorada em cada fase intermédia do método, através das menções classificativas de Apto ou Não Apto, e na última fase do método para os candidatos que o tenham completado, ou quando o método seja realizado numa única fase, através dos níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.
12.9.2. A Entrevista de Avaliação de Competências (EAC) visa obter, através de uma relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercício da função. A aplicação deste método baseia-se num guião de entrevista composto por um conjunto de questões diretamente relacionadas com o perfil de competências definido, associado a uma grelha de avaliação individual que traduz a presença ou ausência dos comportamentos em análise.
As competências a avaliar conforme o perfil de competências previamente definido e consideradas basilares para exercício da função, bem como a respetiva ponderação na nota final desta entrevista, são as seguintes:
Referência A:
Orientação para o Serviço Público - competência ponderada a 20%
Conhecimentos e experiência - competência ponderada a 20%
Organização e métodos de trabalho - competência ponderada a 20%
Comunicação - competência ponderada a 20%
Relacionamento interpessoal - competência ponderada a 20%
Referência B:
Responsabilidade e compromisso com o serviço - competência ponderada a 20%
Otimização de recursos - competência ponderada a 20%
Organização e métodos de trabalho - competência ponderada a 20%
Tolerância à pressão e contrariedades - competência ponderada a 20%
Relacionamento interpessoal - competência ponderada a 20%
O presente método de seleção será pontuado através dos seguintes níveis classificativos e respetiva classificação:
Escala - Classificação - Nível classificativo
100% - 20 Valores - Nível Elevado
75% a 99% - 16 Valores - Nível Bom
50% a 74% - 12 Valores - Nível Suficiente
30% a 49% - 8 Valores - Nível Reduzido
0 a 29% - 4 Valores - Nível Insuficiente
12.10 – A Entrevista Profissional de Seleção (EPS) visa avaliar, de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. A classificação a atribuir a cada parâmetro de avaliação resulta de votação nominal e por maioria, sendo o resultado final expresso numa escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas e resultará da média aritmética simples das classificações obtidas na avaliação dos seguintes parâmetros:
A – Perfil para a função;
B – Relacionamento interpessoal;
C – Competência comunicacional;
D - Conhecimento das tarefas inerentes ao cargo a desempenhar;
E – Capacidade de resolução de problemas.
De acordo com a seguinte avaliação:
Insuficiente - 4 Valores; Reduzido - 8 Valores; Suficiente - 12 Valores; Bom - 16 Valores; Elevado - 20 Valores;
E de acordo com a seguinte fórmula:
EPS = (A + B + C + D + E)/5
12.11 - A ordenação final dos candidatos será expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas e resulta da seguinte fórmula:
OF= (45PC+ 25AP + 30EPS)/100
ou
OF= (30AC + 40EAC + 30EPS)/100
Em que:
OF - Ordenação Final; PC - Prova de conhecimentos; AP - Avaliação Psicológica; AC - Avaliação Curricular; EAC - Entrevista de Avaliação de Competências; EPS - Entrevista Profissional de Seleção.
13 – Em caso de igualdade de valoração entre candidatos, os critérios de preferência a adotar serão os previstos no n.º 1 do art.º 27.º da referida Portaria. Subsistindo o empate após aplicação dos referidos critérios, serão adotados, de acordo com o n.º 2 do citado art.º 27.º, os seguintes critérios:
1.º Candidato com a melhor classificação obtida no 1.º método utilizado;
2.º Candidato com a classificação final da habilitação literária exigida mais elevada.
14 – É garantida a reserva de postos de trabalho para os candidatos portadores de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, nos termos do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro:
Referência B – 3 lugares destinados a pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
14.1 - O candidato com deficiência que se enquadre nas circunstâncias e situações descritas no n.º 1 do art.º 2.º da Lei n.º 9/89, de 02 de maio, tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal.
15 - Nos termos do n.º 2 da alínea a) do art.º 17.º da Portaria n.º 125-A/2019, na sua atual redação, o Júri deliberou que a verificação do preenchimento dos requisitos é efetuada aquando da admissão ao procedimento concursal.
16 – Notificações e forma de publicitação da lista de ordenação final dos candidatos:
16.1 – As notificações dos candidatos são preferencialmente feitas através de correio eletrónico, com recibo de entrega de notificação, para o correio eletrónico indicado no Formulário de Candidatura.
16.1.1 – Caso não seja indicado o endereço de correio eletrónico no Formulário de Candidatura, as notificações serão efetuadas por carta registada para a morada referida naquele Formulário.
16.2 – A lista dos resultados obtidos em cada método de seleção, bem como a lista de ordenação final, após homologação, são afixadas em local visível e público das instalações da CML e no seu site da internet, em https://www.cm-lamego.pt/recursos-humanos/concursos-contratacoes.
16.3 - Os candidatos excluídos serão notificados nos termos do art.º 10.º e art.º 22.º da Portaria n.º 125-A/2019, na sua atual redação, para a realização da audiência prévia nos termos do Código do Procedimento Administrativo.
16.4 - No âmbito do exercício da audiência prévia, os candidatos devem obrigatoriamente utilizar o modelo eletrónico disponível na página do procedimento concursal, em https://www.cm-lamego.pt/recursos-humanos/concursos-contratacoes.
17 - Composição do Júri:
Referência A:
Presidente: Elisabete Maria Pereira da Silva, Chefe da Divisão de Educação, Ação Social e Cultura.
Vogais Efetivos: Sandra Cristina de Oliveira e Sousa, Técnica Superior que substituirá o Presidente nas suas ausências e impedimentos) e Rosa Maria Henriques do Carmo, Coordenadora Técnica.
Vogais Suplentes: Mónica Idalina Batista Saavedra Cardoso Carreira, Técnica Superior e José Pedro da Rocha Oliveira, Técnico Superior.
Referência B:
Presidente: Elisabete Maria Pereira da Silva, Chefe da Divisão de Educação, Ação Social e Cultura.
Vogais Efetivos: Mónica Idalina Batista Saavedra Cardoso Carreira, Técnica Superior (que substituirá o Presidente nas suas ausências e impedimentos) e Sandra Cristina de Oliveira e Sousa, Técnica Superior.
Vogais suplentes: José Pedro da Rocha Oliveira, Técnico Superior e Rosa Maria Henriques do Carmo, Coordenadora Técnica.
18 – Acesso aos documentos e prestação de esclarecimentos:
18.1 – As atas do júri, onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação do métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do métodos, são publicitadas no site da Internet do Município de Lamego.
18.2 – Quaisquer esclarecimentos relativos ao procedimento concursal serão prestados, todos os dias úteis, das 9h30 às 17h00, pelo telefone n.º 254609638.
19 - Nos termos do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, para efeitos de admissão a concurso, os candidatos com deficiência devem declarar, sob compromisso de honra, aquando da submissão da candidatura, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção.
20 - Em cumprimento do disposto no n.º 2 do art.º 33.º da LTFP e no n.º 1 do art.º 19.º da Portaria n.º 125-A/2019, na sua atual redação, o presente procedimento concursal será publicitado, para além da Bolsa de Emprego Público (BEP) por publicação integral, na 2.ª série do Diário da República por extrato e no site da Internet do Município de Lamego em https://www.cm-lamego.pt/recursos-humanos/concursos-contratacoes disponível para consulta a partir da data da presente publicação.
21 - Nos termos do Despacho Conjunto n.º 373/2000, de 1 de março, em cumprimento da alínea h) do art.º 9.º da Constituição da República Portuguesa “A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação”.

Lamego, 19 de março de 2021. A Vereadora em Regime de Permanência (por delegação de competências através dos Despachos n.os 02/DAC/GAOM, de 24/10/2017 e 14/DAC/GAOM, de 24/10/2017), Ana Catarina Graça da Rocha.


Autorização dos membros do Governo Artigo 30.º da LTFP:
09/02/2021 do órgão executivo e do órgão deliberativo de 26/02/2021



Tipo Resultados:
Classificação Final
Resultados:
Resultados Publicitados
Data Início Publicitação Resultados:
2022-05-24
Ficheiro Resultados:
lista unitária ordenação final homologada Assistentes Técnicos.pdf Ver Ficheiro