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Código da Oferta:
OE202103/0604
Tipo Oferta:
Procedimento Concursal Comum
Estado:
Expirada estado
Nível Orgânico:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Vínculo:
CTFP a termo resolutivo incerto
Regime:
Carreiras Gerais
Carreira:
Técnico Superior
Categoria:
Técnico Superior
Grau de Complexidade:
3
Remuneração:
1205,08
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
Caracterização do posto de trabalho:
a) Realização de trabalho de campo no âmbito dos projetos do Laboratório de Ecologia Fluvial (LEF), nomeadamente:
- Amostragem de elementos biológicos, macroinvertebrados bentónicos, fauna piscícola e fitobentos, segundo os métodos padronizados publicados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito da aplicação da Diretiva Quadro da Água (DQA);
- Amostragem de elementos físico-químicos em meios lênticos e lóticos segundo a norma ISO 5667;
- Identificação de espécimes de fauna piscícola e bivalves de água doce durante o processo de amostragem em campo.
b) Realização de trabalhos laboratoriais: processamento laboratorial de amostras, nomeadamente triagem e identificação de macroinvertebrados bentónicos.
c) Realização de trabalhos de gabinete, nomeadamente: Inserção de dados em bases de dados e seu tratamento com recurso a processos estatísticos; Avaliação da qualidade ecológica de rios, segundo os critérios de qualidade ecológica da água, no âmbito da DQA/Lei da Água; Elaboração de relatórios técnico-científicos no âmbito dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Ecologia Fluvial.
d) Participação ativa na manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade do LEF certificado segundo o referencial NP EN ISO 9001 e na acreditação de ensaios segundo o referencial NP EN ISO/IEC 17025.
e) Gestão dos canais de comunicação do LEF (página web e redes sociais).


Local TrabalhoNº PostosMoradaLocalidadeCódigo PostalDistritoConcelho
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro4Quinta de Prados - Vila Real5000801 VILA REALVila Real Vila Real
Total Postos de Trabalho:
4
Quota para Portadores de Deficiência:
1
Observações:

Relação Jurídica Exigida:
Nomeação definitiva
Nomeação transitória, por tempo determinável
Nomeação transitória, por tempo determinado
CTFP por tempo indeterminado
CTFP a termo resolutivo certo
CTFP a termo resolutivo incerto
Sem Relação Jurídica de Emprego Público
Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica :
a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Requisitos de Nacionalidade:
Sim


Habilitação Literária:
Licenciatura
Descrição da Habilitação Literária:
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Ecologia Aplicada
Grupo Área TemáticaSub-área TemáticaÁrea Temática
Área Temática IgnoradaÁrea Temática IgnoradaÁrea Temática Ignorada
Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida:
Não
Outros Requisitos:
a) Experiência profissional nos seguintes domínios:
i) aplicação de metodologias de amostragem, análise e identificação de elementos de qualidade biológica, com destaque para os macroinvertebrados bentónicos e fauna piscícola, assim como de avaliação da qualidade ecológica integrada de rios;
ii) aplicação de métodos de avaliação de regimes de caudais ecológicos.
b) Conhecimentos técnicos e científicos sobre ecologia aquática, particularmente em ecologia fluvial e nos métodos de avaliação de regimes de caudais ecológicos;
c) Conhecimentos em legislação aplicável aos critérios de qualidade ecológica da água, em particular na Diretiva Quadro da Água (DQA)/Lei da Água.
Envio de candidaturas para:
d_srh@utad.pt
Contatos:
d_srh@utad.pt
Data Publicitação:
2021-03-19
Data Limite:
2021-04-05

Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social:
DR, II Série, Aviso (extrato) nº 4953/2021; Página da UTAD (www.utad.pt)
Descrição do Procedimento:
Aviso
Procedimento Concursal Comum para Contratação em Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas a Termo Resolutivo Incerto para ocupação de 4 Postos de Trabalho da Carreira/Categoria de Técnico Superior
1 — Nos termos do disposto nos artigos 30.º e 33.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho (LTFP — Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas), e em cumprimento do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, torna-se público que, por despacho do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de 18 de fevereiro, se encontra aberto procedimento concursal comum, pelo prazo de 10 dias úteis, contados a partir da data de publicação de oferta de emprego na Bolsa de Emprego Público (www.bep.pt), para o preenchimento de 4 postos de trabalho, previsto e não ocupado no mapa de pessoal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para o exercício de funções públicas em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo incerto.
2 – Legislação aplicável: Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, designada por LTFP, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho; Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro; Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, que estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior (RJIES); Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, que estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%; Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro que aprovou o Orçamento de Estado para 2021; Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro, que regulamenta a tramitação do procedimento concursal; Decreto Regulamentar n.º 14/2008, de 31 de julho, que estabelece os níveis da tabela remuneratória única correspondentes às posições remuneratórias das categorias das carreiras gerais; e Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro, que aprovou a tabela remuneratória única dos trabalhadores que exercem funções públicas.
A legislação indicada deverá ser considerada na sua redação atual.
3 — Local de trabalho: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Laboratório de Ecologia Fluvial (LEF).
4 — Caracterização do posto de trabalho:
a) Realização de trabalho de campo no âmbito dos projetos do Laboratório de Ecologia Fluvial (LEF), nomeadamente:
- Amostragem de elementos biológicos, macroinvertebrados bentónicos, fauna piscícola e fitobentos, segundo os métodos padronizados publicados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito da aplicação da Diretiva Quadro da Água (DQA);
- Amostragem de elementos físico-químicos em meios lênticos e lóticos segundo a norma ISO 5667;
- Identificação de espécimes de fauna piscícola e bivalves de água doce durante o processo de amostragem em campo.
b) Realização de trabalhos laboratoriais: processamento laboratorial de amostras, nomeadamente triagem e identificação de macroinvertebrados bentónicos.
c) Realização de trabalhos de gabinete, nomeadamente: Inserção de dados em bases de dados e seu tratamento com recurso a processos estatísticos; Avaliação da qualidade ecológica de rios, segundo os critérios de qualidade ecológica da água, no âmbito da DQA/Lei da Água; Elaboração de relatórios técnico-científicos no âmbito dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Ecologia Fluvial.
d) Participação ativa na manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade do LEF certificado segundo o referencial NP EN ISO 9001 e na acreditação de ensaios segundo o referencial NP EN ISO/IEC 17025.
e) Gestão dos canais de comunicação do LEF (página web e redes sociais).
5 — Requisitos de admissão:
5.1 — Requisitos gerais: Podem ser opositores ao procedimento concursal os trabalhadores que até ao termo do prazo fixado para apresentação das candidaturas reúnam, cumulativamente, os requisitos gerais de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP:
a) Ter nacionalidade portuguesa, salvo nos casos excetuados pela Constituição, lei especial ou convenção internacional;
b) Ter 18 anos de idade completos,
c) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata;
d) Possuir robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Ter cumprido as leis da vacinação obrigatória.
5.2 — Requisitos habilitacionais: Estar habilitado com o grau académico de licenciatura em Engenharia do Ambiente ou Ecologia Aplicada.
5.3 — Requisitos preferenciais:
a) Experiência profissional nos seguintes domínios:
i) aplicação de metodologias de amostragem, análise e identificação de elementos de qualidade biológica, com destaque para os macroinvertebrados bentónicos e fauna piscícola, assim como de avaliação da qualidade ecológica integrada de rios;
ii) aplicação de métodos de avaliação de regimes de caudais ecológicos.
b) Conhecimentos técnicos e científicos sobre ecologia aquática, particularmente em ecologia fluvial e nos métodos de avaliação de regimes de caudais ecológicos;
c) Conhecimentos em legislação aplicável aos critérios de qualidade ecológica da água, em particular na Diretiva Quadro da Água (DQA)/Lei da Água.
5.4 — No presente procedimento concursal não existe a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.
6 – Âmbito do recrutamento: Em cumprimento do estabelecido nos n.ºs 4 e 6 do artigo 30.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, o procedimento concursal destina-se a recrutamento de trabalhadores com e sem vínculo de emprego público, conforme as previsões constantes do mapa de pessoal.
6.1 — Exclusão - Conforme disposto na alínea k) do n.º 4 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, não podem ser admitidos ao procedimento concursal, os candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro idênticos aos postos de trabalho para cuja ocupação se publica o procedimento.
7 — Formalização das candidaturas:
7.1 — Em conformidade com o disposto no artigo 19.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, não serão admitidas as candidaturas apresentadas em suporte papel. As candidaturas devem ser apresentadas por via eletrónica, enviadas para o endereço eletrónico d_srh@utad.pt.
7.2 — Documentos a anexar:
7.2.1 – Cada candidato deverá anexar ao formulário disponível na página web da UTAD (www.utad.pt – Serviços de Recursos Humanos – procedimentos concursais) os seguintes documentos:
a) Cópia dos comprovativos das habilitações literárias;
b) Curriculum Vitae;
c) Fotocópias dos certificados das ações de formação frequentadas, relacionadas com a área funcional do lugar para que se candidata.
7.2.2 – Além dos documentos referidos no ponto 7.2.1, os candidatos titulares de um vínculo de emprego público, excetuando os trabalhadores pertencentes à UTAD, deverão, ainda, no momento da candidatura apresentar:
a) Declaração, emitida e autenticada pelo serviço de origem, que comprove a categoria que detém, a carreira em que se encontra integrado, a posição remuneratória, a natureza do vínculo de emprego público de que é titular, a respetiva antiguidade, bem como as menções qualitativas e quantitativas obtidas nas avaliações de desempenho relativas aos últimos 3 anos ou ciclos.
b) Declaração, emitida e autenticada pelo serviço de origem, contendo a atribuição, competência ou atividade caracterizadora do conteúdo funcional correspondente ao posto de trabalho que o candidato ocupa.
7.2.3 – Os candidatos portadores de deficiência, para efeitos de admissão ao procedimento concursal e de cumprimento de quotas de emprego, devem ainda apresentar, juntamente com os documentos previstos no ponto 7.2.1 e, quando seja o caso, no ponto 7.2.2:
a) Declaração, sob compromisso de honra, do respetivo grau de incapacidade e tipo de deficiência, bem como os elementos necessários a garantir que o processo de seleção dos candidatos com deficiência se adequa, nas suas diferentes vertentes, às capacidades de comunicação/expressão, nos termos da alínea f) do n-º 1 do artigo 19º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, e dos artigos 23º e 24º do Código do Trabalho, aplicável por força do disposto na alínea c), do n.º 1 do artigo 4º da LTFP.
7.3 – A não apresentação dos documentos exigidos, em conformidade com o ponto 7.2, determina a exclusão do procedimento quando a falta impossibilite a sua admissão ou avaliação. Determina, ainda, a exclusão do procedimento a não entrega ou preenchimento incorreto e/ou não assinado do formulário obrigatório previsto no ponto 7.2.1.
7.4 – O formulário devidamente preenchido, confirmado e assinado, bem como os documentos referidos no ponto 7.2 deverão, até ao termo do prazo fixado, ser remetidos diretamente pelos interessados por correio eletrónico para o endereço referido no ponto 7.1 (d_srh@utad.pt).
7.5 - Assiste ao júri a faculdade de exigir aos candidatos, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
7.6 – As falsas declarações prestadas pelos candidatos, além de determinarem a exclusão do procedimento, serão punidas nos termos da lei.
8 — A determinação do posicionamento remuneratório do trabalhador recrutado terá em conta o preceituado no artigo 38.º da LTFP. A posição remuneratória de referência é a 2.ª da carreira de técnico superior, correspondente ao nível remuneratório 15 da tabela remuneratória única, a que corresponde o montante pecuniário de 1.205,08 € (mil duzentos e cinco euros e oito cêntimos).
9 — Método de Seleção: Avaliação curricular (AC) – De acordo com o disposto no n.º 6 do artigo 36.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTF).
9.1 – Avaliação Curricular (AC): a avaliação curricular visa analisar a qualificação dos candidatos, ponderando os elementos de maior relevância para o posto de trabalho, concretamente: a habilitação académica (HA); a formação profissional (FP), considerando-se as áreas de formação e aperfeiçoamento profissional relacionadas com as exigências e as competências necessárias ao exercício da função; a experiência profissional (EP) com incidência sobre a execução de atividades inerentes ao posto de trabalho e grau de complexidade das mesmas; a avaliação do desempenho (AD) relativa aos três últimos ciclos de avaliação, em que o candidato cumpriu ou executou atribuição, competência ou atividade idênticas às do posto de trabalho a ocupar.
A avaliação curricular é expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos elementos a avaliar, de acordo com as seguintes fórmulas:
a) Para os candidatos que já tenham cumprido ou executado atribuição, competência ou atividade idênticas às do posto de trabalho a ocupar: AC=[HA+FP+(2EP)+AD]/5;
b) Para os restantes candidatos: AC=(HA+FP+2EP)/4.
10 – Exclusão e notificação de candidatos: a notificação dos candidatos excluídos e todas as notificações necessárias e obrigatórias relativas ao presente procedimento concursal serão efetuadas aos candidatos de acordo com o artigo 10º da Portaria e nos termos do Código do Procedimento Administrativo.
11 – A ata da reunião do Júri, onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação do método de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, são publicitados na página eletrónica da UTAD, no seguinte endereço: https//www.utad.pt [Organização / Serviços - Serviços de Recursos Humanos – procedimentos concursais (pessoal não docente)].
12 – Os candidatos excluídos serão notificados por correio eletrónico com recibo de entrega da notificação ou por ofício registado, conforme os artigos 22.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada pela Portaria nº 12-A/2021, de 11 de janeiro para a realização da audiência prévia nos termos do Código do Procedimento Administrativo.
13 – Além das comunicações aos candidatos previstas na legislação em vigor, a lista dos candidatos com os resultados obtidos no método de seleção – Avaliação curricular - e a lista unitária de ordenação final dos candidatos são publicitadas na página online da UTAD, no seguinte endereço: https//www.utad.pt [Organização / Serviços - Serviços de Recursos Humanos – procedimentos concursais (pessoal não docente)] e afixadas nas instalações da UTAD, sendo esta última publicada na 2ª série do Diário da República.
15 — Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove uma política de igualdade entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
16 — Prazo de validade: O procedimento concursal é válido para o recrutamento do preenchimento do posto de trabalho a ocupar (um posto) e para os efeitos previstos no n.º 4 do artigo 30.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro (18 meses).
17 — Composição e identificação do júri:
Presidente: Prof. Doutor Rui Manuel Vitor Cortes - Professor Catedrático do Departamento Florestal e Arquitetura Paisagista.
Vogais efetivos:
Profª Doutora Simone da Graça Pinto Varandas - Professora Auxiliar do Departamento de Departamento Florestal e Arquitetura Paisagista;
Dra. Cristina Maria Rodrigues dos Santos – Técnica Superior dos Serviços de Recursos Humanos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Vogais suplentes:
Prof. Doutor João Alexandre Ferreira Abel dos Santos Cabral - Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia e Ambiente
Dra. Andreia Catilina Soares Coutinho Simões, Técnico Superior dos Serviços de Recursos Humanos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
18 — Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada e republicada pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro, o presente aviso é publicitado na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), na 2.ª série do Diário da República, por extrato, e na página eletrónica da UTAD (https://www.utad.pt). 6 de março de 2021 – O Reitor, António Augusto Fontainhas Fernandes.
Autorização dos membros do Governo Artigo 30.º da LTFP:
Reitor