Caracterização do Posto de Trabalho:
O posto de trabalho caracteriza-se pelo exercício de funções na carreira geral de técnico superior, tal como se encontram genericamente descritas no mapa anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e referido no n.º 2 do artigo 88.º do referido diploma legal, e pelo desenvolvimento de atividades inerentes ao exercício das competências dos Arquivos Distritais e em concreto do Arquivo Distrital de Setúbal enquanto arquivo dependente da DGLAB, unidade orgânica para o qual é aberto o presente procedimento, designadamente:
a) Estabelecer e aplicar critérios de gestão de documentos;
b) Avaliar e organizar a documentação de fundos públicos e privados com interesse administrativo, probatório e cultural;
c) Proceder à avaliação de massas documentais;
d) Aplicar critérios de higienização e de conservação preventiva;
e) Orientar e elaborar instrumentos de descrição da documentação;
f) Apoiar o utilizador orientando-o na pesquisa de registos e documentos;
g) Promover ações de divulgação da documentação custodiada e dos serviços prestados;
h) Assegurar o cumprimento das restrições legais de comunicabilidade;
i) Executar ou dirigir os trabalhos de descrição arquivística, nos termos das ODA ou orientações em vigor e na plataforma eletrónica existente;
j) Implementar critérios de conservação preventiva dos documentos e monitorizar o seu estado de conservação;
k) Implementar as metodologias definidas nos termos da política de aquisições em vigor na DGLAB;
l) Controlar os processos de incorporação de documentação nos termos da legislação em vigor e instruções internas;
m) Prestar serviços de consultoria e apoio técnico na área de arquivo.