Caracterização do Posto de Trabalho:
Funções de natureza consultiva de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica que fundamentam e preparam a decisão, exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado, na área de atuação do Núcleo de Gestão de Recursos Humanos, do Departamento de Administração Geral (NGRH/DAG), designadamente:
Ref. 1 – Saúde e Segurança no Trabalho
- Apoiar na gestão do contrato e procedimentos relacionados com os serviços de saúde e segurança no trabalho, em articulação com entidades externas;
- Colaborar e promover atividades de prevenção dos riscos profissionais e de promoção da saúde dos trabalhadores, nomeadamente em programas de informação, comunicação e formação;
- Elaborar as participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional e proceder à análise das respetivas causas;
- Recolher e organizar dados estatísticos relativos à segurança e saúde no trabalho e elaborar relatórios que auxiliem a tomada de decisão.
- Apoiar nas demais atividades em matérias de gestão e administração de recursos humanos.
Ref. 2 – Formação e Recrutamento
- Apoiar na decisão em matérias de gestão e administração de recursos humanos, mediante a elaboração de informações, pareceres, bem como análise de dados e elaboração de relatórios;
- Gerir os procedimentos inerentes à formação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores (identificação de necessidades de formação; elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano de Formação anual nas vertentes processual e financeira);
- Colaborar nos procedimentos de recrutamento e seleção do Instituto;
- Apoiar nas demais atividades inerentes à área de atuação dos recursos humanos.