Caracterização do Posto de Trabalho:
- Prestação de serviços de consultoria e apoio técnico na gestão de programas e na promoção de iniciativas e projetos e no apoio nos domínios das tecnologias da informação, comunicação e transferência de suportes;
- Análise e elaboração de pareceres sobre a qualidade de serviços e sistemas de arquivo;
- Elaboração de propostas de avaliação de massas documentais acumuladas e acompanhamento técnico na elaboração de projetos de portarias de gestão de documentos;
- Tratamento arquivístico da documentação custodiada pelo Arquivo Distrital de Leiria e elaboração dos respetivos instrumentos de descrição e pesquisa, de acordo com as normas internacionais de descrição arquivística e as normas nacionais emanadas da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas;
- Utilização da aplicação informática DigitArq no tratamento arquivístico da documentação;
- Prestação de serviços de consulta, de reprodução, de certificação e de pesquisa sobre a documentação do Arquivo Distrital de Leiria;
- Garantir o cumprimento da legislação sobre a comunicabilidade e sobre a proteção de dados no acesso à documentação custodiada pelo Arquivo Distrital de Leiria;
- Gestão e preservação de arquivos digitais;
- Conceção e produção de eventos na área de extensão cultural e educativa.