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Código da Oferta:
OE202506/0078
Tipo Oferta:
Mobilidade Interna
Estado:
Expirada estado
Nível Orgânico:
Ministério da Educação, Ciência e Inovação
Regime:
Carreiras Gerais
Carreira:
Técnico Superior
Categoria:
Técnico Superior
Grau de Complexidade:
3
Remuneração:
Categoria:Detida origem c/negociação pos. remuneratória seguinte. Intercarreiras: Art.º 153.º LTFP
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
Conteúdo Funcional:
Os postos de trabalho terão enquadramento no Departamento de Gestão e de Recursos Humanos (DGRH), deste Instituto, conforme o disposto no Anexo à Deliberação n.º 496/2023, de 11 de maio, para assegurar designadamente as funções de natureza consultiva, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão, de grau de complexidade 3, designadamente:

Gestão de Recursos Humanos
- Desenvolvimento de ações necessárias ao exercício das competências do IGeFE IP;
- Apoio técnico aos órgãos, serviços e estruturas do MECI no âmbito das competências do Departamento;
- Realização de atividades com responsabilidade e autonomia técnica e assegurar o desenvolvimento de outras atividades que, no âmbito das suas competências, lhe sejam superiormente atribuídas;
- Orientar os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas para o processamento de vencimentos, de acordo com as regras e estruturas dos diferentes projetos e tipologias;
- Prestar apoio técnico-administrativo na área dos recursos humanos;
- Prestar apoio na aplicação dos regimes relativos às situações de ausência por doença, acidentes em serviço e outras situações no âmbito da proteção social dos trabalhadores dos órgãos, serviços e estruturas do MECI, cujo apoio seja prestado diretamente pelo IGeFE, I. P.;
- Preparar documentos de apoio técnico para a tomada de decisão no âmbito dos instrumentos de gestão obrigatórios e facultativos do IGeFE IP;
- Recolher, tratar e difundir legislação, jurisprudência, doutrina e outra informação necessária à gestão de recursos humanos;
- Elaborar pareceres, informações e notas informativas sobre a interpretação e aplicação da legislação em vigor;
- Preparar e registar alterações orçamentais em GeRFiP;
- Preparar as bases de dados em Excel e Access relativas aos vencimentos do pessoal docente, a fim de se poder proceder à elaboração do PLC;
- Registar nos serviços online da Entidade Orçamental, os reportes mensais e anuais, nomeadamente Previsão Mensal de Encargos (PME), Pagamentos em atraso, Unidades de Tesouraria, Encargos plurianuais (SCEP), elaboração de RAP’s/RNAP’s (Reposições Não/Abatidas nos Pagamentos) e emissão da respetiva guia de entrega ao Tesouro;
- Organizar e executar os procedimentos administrativos respeitantes à gestão dos recursos humanos, promovendo a aplicação das medidas de política definidas para a Administração Pública;
- Prestar apoio telefónico às Escolas e Agrupamentos de Escolas da rede pública do MECI, no âmbito da gestão Orçamental e Financeira e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados com o orçamento de estado tendo em consideração a legislação em vigor;
- Exercer as demais atribuições e tarefas que lhe sejam cometidas pelos dirigentes superiores.

Recrutamento e Seleção de Trabalhadores
- Gerir processos de recrutamento e seleção de trabalhadores, organizar procedimentos de recrutamento, elaborar contratos de trabalho em funções públicas e garantir a publicação no Diário da República;
- Gerir e supervisionar a gestão do período experimental de novos trabalhadores;
- Publicar anúncios de ofertas na BEP – Bolsa de Emprego Público de várias ordens;
- Abrir Procedimentos concursais / mobilidades na BEP / BEP-PRR e Site do Emprego Público, da DGAEP;
- Caraterizar e Atualizar os perfis funcionais enquadrados no mapa de pessoal, na plataforma AGIR;
- Preparar mapas/relatórios relacionados com os instrumentos de gestão, nomeadamente mapa de pessoal, organograma, entre outros;
- Realizar os reportes no âmbito dos Recursos Humanos remetidos por entidades legitimadas nomeadamente o Balanço Social, SIOE e SIOE+, QUAR, Relatório de Atividades;
- Executar outras atividades e demais funções que lhe sejam concebidas.

Comunicação interna
- Gerir os workflows no âmbito dos Recursos Humanos, na plataforma AGIR e mantê-los atualizados;
- Articular com entidades externas para a realização de novos protocolos, tendo em vista a satisfação das necessidades dos trabalhadores;
- Apoiar na organização da comunicação interna do IGeFE, I.P., disseminando os conteúdos junto dos trabalhadores do IGeFE, I.P.;
- Desenvolver e implementar estratégias e políticas comunicacionais dirigidas aos trabalhadores do IGeFE, I.P.;
- Produzir conteúdos de comunicação institucional diversa que contribuam para a consolidação de uma boa imagem do IGeFE, I.P.;
- Produzir conteúdos com vista à atualização da página eletrónica do IGeFE, I.P.;
- Apoiar e produzir conteúdos digitais com particular enfoque para o Jornal do IGeFE, I.P. e Intranet;
- Apoiar o planeamento, execução e organização de eventos institucionais e atividades internas;
- Produzir um Manual de Redação Oficial do IGeFE, I.P. para a padronização e uniformização da informação produzida em documentos oficiais, nomeadamente nos instrumentos de gestão (Balanço Social, Plano de Atividades, Relatório de Avaliação e Autoavaliação, etc.), para posterior aprovação superior;
- Proceder à elaboração de estudos, pareceres e informações de caracter técnico com base na legislação vigente e aplicável;
- Executar outras atividades e demais funções que lhe sejam concebidas.


Local TrabalhoNº PostosMoradaLocalidadeCódigo PostalDistritoConcelho
Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P.3Avenida 24 de Julho, n.º 134 - 5.º andarLisboa1399029 LISBOALisboa Lisboa
Total Postos de Trabalho:
3
Observações:
Aconselhamos a consulta da página eletrónica do IGeFE, IP, através do acesso a https://www.igefe.mec.pt/Page/Index/77?

Relação Jurídica Exigida:
CTFP por tempo indeterminado
Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica :
a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.


Habilitação Literária:
Licenciatura
Descrição da Habilitação Literária:
Gestão, Gestão RH, Administração Pública, Ciências Socias e da Comunicação, Direito.
Grupo Área TemáticaSub-área TemáticaÁrea Temática
Economia, Gestão, Administração, ContabilidadeEconomia, Gestão Gestão
Economia, Gestão, Administração, ContabilidadeGestão de Pessoal e Administração / Administração PúblicaGestão de Recursos Humanos
Economia, Gestão, Administração, ContabilidadeGestão de Pessoal e Administração / Administração PúblicaAdministração Pública
Direito, Ciências Sociais e ServiçosCiências SociaisCiências Sociais
Direito, Ciências Sociais e ServiçosCiências da Comunicação e InformaçãoComunicação
Direito, Ciências Sociais e ServiçosDireitoDireito
Outros Requisitos:
Perfil de competências:

- Facilidade em elaborar informações, manuais de utilização e notas informativas, com diversos graus de complexidade para apreciação superior;
- Conhecimentos especializados e técnicos na área da Gestão de Recursos Humanos, no âmbito de aplicação da legislação existente na área de Legislação Geral do Trabalho em Funções Públicas e Código do Trabalho;
- Domínio de ferramentas informáticas na ótica do utilizador nomeadamente: GeRFiP, SIGO e Serviços online da EO, smartDOCS®, Microsoft Excel; Access; Outlook; Word, Power-BI, Canva, Syntesia, Kahoot, Wordpress.
- Domínio de ferramentas informáticas na ótica do utilizador e conhecimento das plataformas BEP, Emprego Público e INCM;
- Análise e tratamento de dados estatísticos;
- Análise da Informação e sentido crítico;
- Capacidade de trabalho em equipa e Cooperação;
- Capacidade de comunicação;
- Iniciativa e Autonomia;
- Boa capacidade relacional;
- Orientação para resultados;
- Planeamento e organização;
- Inovação e Qualidade.
Envio de candidaturas para:
recrutamento@igefe.medu.pt
Contactos:
recrutamento@igefe.medu.pt
Data Publicitação:
2025-06-03
Data Limite:
2025-07-14

Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social:
Descrição do Procedimento:
Os trabalhadores interessados deverão, até ao prazo estipulado na publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP), formalizar a sua candidatura através do preenchimento de formulário próprio disponível na página eletrónica do IGeFE, o qual deve ser submetido e acompanhado dos seguintes documentos (exclusivamente em formato PDF):

a) Certificado da habilitação literária exigida;

b) Curriculum Vitae detalhado e atualizado, datado e assinado, dele devendo constar, para além de outros elementos julgados necessários, as habilitações literárias, a experiência profissional, designadamente as funções e atividades que exerce e exerceu, com indicação dos respetivos períodos de duração e atividades relevantes, assim como a formação profissional detida em matéria relacionada com a área funcional dos postos de trabalho colocados a concurso, com indicação expressa das entidades promotoras, datas de realização e respetiva duração;

c) Cópias legíveis dos comprovativos das ações de formação frequentadas relacionadas com os parâmetros de avaliação da formação profissional, ou relevantes, para o desempenho de funções dos postos de trabalho a ocupar, obtidas nos últimos 5 anos;

d) Declaração emitida pelo órgão ou serviço onde o candidato exerce funções ou a que pertence, devidamente autenticada e atualizada, com data posterior à do presente aviso, da qual conste, inequivocamente, a modalidade de relação jurídica de emprego público de que é titular, a carreira e categoria, a posição e nível remuneratórios detidos, com indicação do respetivo valor, a antiguidade na categoria, na carreira e na Administração Pública, bem como as menções quantitativas e qualitativas das avaliações de desempenho relativas aos dois últimos biénios e, na sua ausência, o motivo que determinou tal facto;

e) Declaração do conteúdo funcional emitida pelo órgão ou serviço onde o candidato exerce funções ou a que pertence, devidamente autenticada e atualizada, com data posterior à do presente aviso, da qual conste as atividades que se encontra a exercer inerentes ao posto de trabalho que ocupa e o grau de complexidade das mesmas, em conformidade com o estabelecido no respetivo mapa de pessoal aprovado.