Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira de Técnico Superior - Área de Segurança no Trabalho, no âmbito das atribuições da Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho (USST):
Realizar atendimento aos trabalhadores do Município no âmbito dos acidentes de
trabalho;
? Gerir e registar os acidentes de trabalho ocorridos, bem como submeter as despesas;
? Promover a saúde e segurança no trabalho em articulação com os serviços;
? Desenvolver e coordenar medidas de prevenção e proteção no ambiente laboral;
? Garantir a organização da documentação necessária à gestão da prevenção;
? Manter atualizados os processos individuais e as fichas de aptidão dos trabalhadores;
? Elaborar o relatório anual da atividade no âmbito da segurança, higiene e saúde no
trabalho;
? Gerir o aprovisionamento, distribuição e utilização de fardamentos e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como assegurar a instalação e manutenção da sinalização de segurança;
? Participar no desenvolvimento de projetos de Segurança no Trabalho;
? Colaborar no processo de avaliação de riscos profissionais e identificação dos perigos associados às condições de segurança e saúde;
? Realizar visitas aos postos de trabalho para avaliação das condições de higiene e segurança no trabalho;
? Implementar ações de sensibilização e formação no âmbito da segurança e saúde no trabalho.