Descrição do Procedimento:
Aviso
Recrutamento de 1 (um) Técnico Superior por mobilidade na categoria para a Direção-Geral de Energia e Geologia
Procedimento: 3/TS-M/2025
Área de Gestão Patrimonial da Direção de Serviços de Apoio e Gestão de Recursos
1. Faz-se público que a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), pretende recrutar, em regime de mobilidade na categoria, 1 (um) trabalhador para a carreira e categoria de Técnico Superior, nos termos do disposto nos artigos 92.º e seguintes, da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, nos seguintes termos:
2. Caraterização da Oferta:
Tipo de Oferta: Mobilidade na categoria, pelo período de 18 meses nos termos do artigo 97.º da LTFP;
Carreira e categoria: Técnico Superior
Grau de complexidade funcional: 3
Número de postos de trabalho: 1 (um).
3. Requisitos Gerais: trabalhadores/as detentores/as de vínculo de emprego público previamente constituído, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
4. Habilitações Literárias: Licenciatura, preferencialmente em Direito, Economia ou Gestão, não sendo admitida a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.
5. Outros requisitos:
- Mínimo de três anos de experiência na área de gestão patrimonial, em particular na gestão e acompanhamento de processos aquisitivos;
- Aptidão para trabalhar em equipa;
- Capacidade de planeamento e organização;
- Capacidade relacional e de comunicação;
- Rigor e objetividade;
- Responsabilidade;
- Domínio, na ótica do utilizador, de ferramentas Office (Word, Excel).
6. Remuneração: A posição remuneratória será a mesma que detém na carreira/categoria de Técnico Superior.
7. Caracterização do posto de trabalho:
Exercício com autonomia e responsabilidade, de funções de estudo, planeamento, programação e avaliação, que preparam e fundamentam a decisão, elaboração de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas da direção-geral, com destaque para os seguintes domínios de atividade:
- Apoiar a gestão dos inventários dos bens patrimoniais (móveis e imóveis) e assegurar o controlo patrimonial;
- Elaborar estudos de previsão e planeamento das aquisições de bens e serviços e empreitadas (investimentos), considerando as necessidades de funcionamento e os objetivos estratégicos da direção-geral;
- Conceber um plano de aquisição de bens e serviços e empreitadas, baseado na análise e estudos de previsão;
- Intervir na preparação e apoiar o desenvolvimento de processos de aquisição de bens, serviços e empreitadas enquadrados, no âmbito do Código dos Contratos Públicos;
- Acompanhar a execução do plano de aquisição de bens e serviços e empreitadas;
- Acompanhar os contratos, verificando o cumprimento das respetivas obrigações, bem como a sua execução financeira.
1 posto de trabalho - Sede - Lisboa
8. Local de trabalho:
Sede - Avenida 5 de Outubro, n.º 208, 1069 – 039 Lisboa.
9. Prazo de entrega da candidatura: 10 (dez) dias úteis a contar da data da publicação na Bolsa de Emprego Público (BEP).
10. Forma de apresentação das candidaturas:
a) A candidatura deverá ser formalizada através de formulário próprio disponível na página da DGEG:
https://www.dgeg.gov.pt/media/qpoh4qtn/formulario_mobilidade_2024.doc,
contendo os seguintes elementos: nome, naturalidade, data de nascimento, morada, código postal, telefone de contacto, habilitações literárias, modalidade da relação jurídica de emprego público e serviço/organismo a que pertence, categoria detida, posição e nível remuneratório.
b) A candidatura deverá ser identificada com a menção «Procedimento 3/TS-M/2025 - Recrutamento por Mobilidade na carreira/categoria de Técnico Superior», devendo ser remetida, para o seguinte endereço eletrónico: recrutamento@dgeg.gov.pt.
c) O formulário deverá ser, obrigatoriamente, acompanhado de: currículo profissional devidamente atualizado, detalhado e assinado, bem como de declaração emitida pelo serviço de origem da qual conste a identificação do vínculo de emprego público estabelecido com a carreira/categoria de que o/a candidato/a é titular, a descrição das funções exercidas, a posição e o nível remuneratórios.
11. Seleção dos candidatos: será feita com base no curriculum vitae, complementada com entrevista, (apenas serão convocados/as para a realização de entrevista, os/as candidatos/as selecionados/as na avaliação curricular e que preencham os requisitos de admissão e experiência no posto de trabalho).