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Código da Oferta:
OE202503/0099
Tipo Oferta:
Procedimento Concursal Comum
Estado:
Expirada estado
Nível Orgânico:
Serviços Municipalizados
Vínculo:
CTFP por tempo indeterminado
Regime:
Carreiras Gerais
Carreira:
Assistente Operacional
Categoria:
Assistente Operacional
Grau de Complexidade:
1
Remuneração:
Posição 1 de Assistente Operacional, Nível 5 da TRU no valor de 878,41€
Suplemento Mensal:
0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho:
Assistente Operacional – Ref.ª 12 / 2025 (DEA e DAF)

A constante no mapa anexo à LTFP, previsto no art.º 88.º daquele diploma, correspondente ao grau de complexidade 1: Funções de natureza executiva, de carácter manual ou mecânico, enquadra-das em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis. Execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo com-portar esforço físico. Responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos.
Ao Assistente Operacional, incumbe ainda especificamente o exercício de todas as atividades inerentes à prossecução das atribuições da respetiva unidade orgânica nomeadamente:
Departamento de Exploração de Águas:
1. Executar as ações definidas no plano de lavagem e desinfeção dos reservatórios;
2. Executar as ações definidas no plano de manutenção da telegestão, contribuindo para melhorar a segurança da exploração;
3. Executar as manobras nos elementos de controlo de abastecimento nos Reservatórios e Estações Elevatórias;
4. Inspecionar periodicamente as infraestruturas de abastecimento de água e reportar necessidades de manutenção;
5. Acompanhar a reparação de roturas em condutas de abastecimento do tipo elevatórias ou adutoras a reservatórios;
6. Executar as ações definidas no plano de manutenção de Válvulas de Controlo Hidráulico (VCH);
7. Executar manobras de manutenção corretiva de VCH;
8. Parametrizar as VCH com os valores estabelecidos superiormente;
9. Colaboração na atualização do cadastro.
10. Efetuar o controle dos níveis de reservatórios e funcionamento das estações elevatórias e hidropressoras (gestão e monitorização de caudais, pressões e horas de funcionamento);
11. Monitorizar o sistema de tratamento e comunicar as anomalias registadas à Divisão de Laboratório e Qualidade;
12. Monitorizar o sistema de Telegestão de Águas Residuais e comunicar as anomalias regista-dos ao responsável;
13. Elaborar de fichas de avarias de equipamentos;
14. Monitorizar e reportar anomalias no sistema de abastecimento água de acordo com procedimentos;
15. Compilar os dados de Telegestão para elaboração de relatórios de balanços hídricos e de tempos de funcionamento de bombagem;
16. Otimizar os consumos energéticos das estações elevatórias;
17. Efetuar visitas a instalações de abastecimento para verificação e correção de anomalias.
18. Executar rastreios de redes de água, em aplicação informática, em articulação com outros sectores da divisão de acordo com os procedimentos definidos;
19. Executar a deteção de fugas na via pública recorrendo à utilização de Geofone, análise de água solicitada à Divisão de Laboratório e Qualidade e Logger’s (registador);
20. Registar em aplicação informática fugas de água para posterior reparação pela Divisão de Redes e Manutenção;
21. Medir pressões de água para efeitos de projeto, em articulação com a Divisão de Cadastros, Estudo e Projetos e registo em aplicação informática;
22. Instalar e recolher dataloggers (registador de dados) instalados na rede pública ou predial de abastecimento de água;
23. Elaborar relatórios de resultados do logger e remeter para o superior hierárquico.
24. Executar diariamente ações de limpeza, recorrendo a ferramentas manuais e equipamentos elétricos ligeiros do Plano de Manutenção de Infraestruturas de águas Residuais
25. Instalar equipamentos portáteis no interior das caixas de visita e efetuar a respetiva manutenção

Departamento Administrativo e Financeiro:
1. Organizar o funcionamento do armazém, nomeadamente no que diz respeito à conservação, movimentação de mercadorias, equipamentos e materiais e sua limpeza;
2. Rececionar o material adquirido, garantindo a conformidade do mesmo com as guias e/ou faturas;
3. Verificar a conformidade entre as mercadorias recebidas e as respetivas notas de encomenda, conferir e receber produtos solicitados;
4. Manter atualizados os registos de existências e entradas e saídas dos materiais e mercadori-as em aplicação informática;
5. Conferir e entregar os produtos solicitados pelas diferentes unidades orgânicas, e dar saída dos produtos em aplicação informática;
6. Zelar pelas condições de armazenagem e segurança das existências;
7. Orientar as cargas, quando necessário, colaborando com os entregadores nas descargas de encomendas;
8. Proceder à avaliação periódica das condições dos produtos existentes em armazém com vis-ta a detetar ou prevenir situações de deterioração;
9. Realizar o inventário ao armazém.


Local TrabalhoNº PostosMoradaLocalidadeCódigo PostalDistritoConcelho
Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas12Rua Ilha da Madeira, 2Loures2674504 LouresLisboa Loures
Total Postos de Trabalho:
12
Quota para Portadores de Deficiência:
1
Observações:
6. Prazo, forma e local de apresentação das candidaturas:
6.1. Prazo: até às 23h59m do 10.º dia útil contado da data da publicação do presente aviso.
6.2. Forma e local: As candidaturas deverão ser efetuadas, preferencialmente, através de submissão do formulário de candidatura disponibilizado na plataforma eletrónica de recrutamento destes SIMAR em www.simar-louresodivelas.pt > Sobre nós > Recursos Humanos > Em fase de candidatura.
Caso o candidato submeta mais do que uma candidatura no mesmo procedimento, dentro do prazo, será considerada como válida apenas a última candidatura submetida.
Atendendo ao requisito habilitacional exigido, excecionalmente, poderão as candidaturas ser entregues em formulário de candidatura próprio, pessoalmente na Divisão de Recursos Humanos / Recrutamento e Seleção dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas, sitos na Rua Ilha da Madeira, n.º 2, 2674-504 Loures, ou remetidas pelo correio, em carta registada, com aviso de receção, até à data limite fixada no presente aviso.
A apresentação presencial da candidatura é apenas possível, em dias úteis, no horário das 9:00H às 12:30H e das 14:00H às 16:00H.

Relação Jurídica Exigida:
Nomeação definitiva
Nomeação transitória, por tempo determinável
Nomeação transitória, por tempo determinado
CTFP por tempo indeterminado
CTFP a termo resolutivo certo
CTFP a termo resolutivo incerto
Sem Relação Jurídica de Emprego Público
Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica :
a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Requisitos de Nacionalidade:
Sim


Habilitação Literária:
Habilitação Ignorada
Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida:
Não
Outros Requisitos:
Escolaridade obrigatória (De acordo com a Data de Nascimento do candidato)
Envio de candidaturas para:
www.simar-louresodivelas.pt > Sobre nós > Recursos Humanos > Em fase de candidatura
Contatos:
219848500
Data Publicitação:
2025-03-05
Data Limite:
2025-03-19

Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social:
Diário da República, 2ª Série, Autarquias, nº 45 de 05-03-2025, aviso (extrato) n.º 6145/2025/2
Descrição do Procedimento:
Procedimento Concursal Comum de Recrutamento para a carreira de Assistente Operacional – Ref.ª 12 / 2025

Para efeitos do disposto no n.º 4 do art.º 30.º e do art.º 33.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014 de 20 de junho, na sua atual redação, conjugado com o art.º 11.º da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, e conforme deliberação do Conselho de Administração em reunião de 2025/01/21 torna-se público ter sido aprovada a abertura de Procedimento Concursal Comum para ocupação de Doze (12) Postos de Trabalho, previstos e não ocupa-dos do Mapa de Pessoal dos SIMAR, para constituição de vínculo de emprego público na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para a carreira geral de Assistente Operacional, a afetar à unidade orgânica do Departamento de Exploração de Águas e Departamento de Administrativo e Financeiro - Referência 12 / 2025.
Não existem candidatos aprovados que integrem reserva de recrutamento constituída nos SIMAR de Loures e Odivelas válida para o posto de trabalho em causa.
Para os efeitos do disposto nos artigos 16.º e 16.º A, do Decreto-Lei n.º 209/2009, de 3 de setembro, na sua redação atual, declara-se que consultada a Área Metropolitana de Lisboa (AML), enquanto entidade gestora da requalificação nas Autarquias Locais (EGRA), a AML informou que ainda não se encontra constituída a EGRA para os seus Municípios, e que os SIMAR de Loures e Odivelas não assume a posição de EGRA, por não existirem trabalhadores em situação de valorização profissional.
1. Legislação Aplicável:
Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, adiante designada de LTFP, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20/06, na sua redação atual; Decreto-Lei n.º 209/2009, de 3/09; Portaria n.º 1553-C/2008, de 31/12 na redação atual da Tabela Remuneratória Única; Portaria n.º 233/2022, de 9/09, adiante designada de Portaria; Lei n.º 12-A/2008, de 27/12, na parte que se mantém em vigor por não ter sido revogada pela Lei n.º 35/2014, de 20/06; Portaria n.º 214/2024/1, de 20/09; Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3/02; Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7/01 - Código do Procedimento Administrativo.
2. Caracterização do Posto de Trabalho:
2.1. A constante no mapa anexo à LTFP, previsto no art.º 88.º daquele diploma, correspondente ao grau de complexidade 1: Funções de natureza executiva, de carácter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis. Execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo comportar esforço físico. Responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos.
Ao Assistente Operacional, incumbe ainda especificamente o exercício de todas as atividades inerentes à prossecução das atribuições da respetiva unidade orgânica nomeadamente:
Departamento de Exploração de Águas:
1. Executar as ações definidas no plano de lavagem e desinfeção dos reservatórios;
2. Executar as ações definidas no plano de manutenção da telegestão, contribuindo para melhorar a segurança da exploração;
3. Executar as manobras nos elementos de controlo de abastecimento nos Reservatórios e Estações Elevatórias;
4. Inspecionar periodicamente as infraestruturas de abastecimento de água e reportar necessidades de manutenção;
5. Acompanhar a reparação de roturas em condutas de abastecimento do tipo elevatórias ou adutoras a reservatórios;
6. Executar as ações definidas no plano de manutenção de Válvulas de Controlo Hidráulico (VCH);
7. Executar manobras de manutenção corretiva de VCH;
8. Parametrizar as VCH com os valores estabelecidos superiormente;
9. Colaboração na atualização do cadastro.
10. Efetuar o controle dos níveis de reservatórios e funcionamento das estações elevatórias e hidropressoras (gestão e monitorização de caudais, pressões e horas de funcionamento);
11. Monitorizar o sistema de tratamento e comunicar as anomalias registadas à Divisão de Laboratório e Qualidade;
12. Monitorizar o sistema de Telegestão de Águas Residuais e comunicar as anomalias regista-dos ao responsável;
13. Elaborar de fichas de avarias de equipamentos;
14. Monitorizar e reportar anomalias no sistema de abastecimento água de acordo com procedimentos;
15. Compilar os dados de Telegestão para elaboração de relatórios de balanços hídricos e de tempos de funcionamento de bombagem;
16. Otimizar os consumos energéticos das estações elevatórias;
17. Efetuar visitas a instalações de abastecimento para verificação e correção de anomalias.
18. Executar rastreios de redes de água, em aplicação informática, em articulação com outros sectores da divisão de acordo com os procedimentos definidos;
19. Executar a deteção de fugas na via pública recorrendo à utilização de Geofone, análise de água solicitada à Divisão de Laboratório e Qualidade e Logger’s (registador);
20. Registar em aplicação informática fugas de água para posterior reparação pela Divisão de Redes e Manutenção;
21. Medir pressões de água para efeitos de projeto, em articulação com a Divisão de Cadastros, Estudo e Projetos e registo em aplicação informática;
22. Instalar e recolher dataloggers (registador de dados) instalados na rede pública ou predial de abastecimento de água;
23. Elaborar relatórios de resultados do logger e remeter para o superior hierárquico.
24. Executar diariamente ações de limpeza, recorrendo a ferramentas manuais e equipamentos elétricos ligeiros do Plano de Manutenção de Infraestruturas de águas Residuais
25. Instalar equipamentos portáteis no interior das caixas de visita e efetuar a respetiva manutenção

Departamento Administrativo e Financeiro:
1. Organizar o funcionamento do armazém, nomeadamente no que diz respeito à conservação, movimentação de mercadorias, equipamentos e materiais e sua limpeza;
2. Rececionar o material adquirido, garantindo a conformidade do mesmo com as guias e/ou faturas;
3. Verificar a conformidade entre as mercadorias recebidas e as respetivas notas de encomenda, conferir e receber produtos solicitados;
4. Manter atualizados os registos de existências e entradas e saídas dos materiais e mercadorias em aplicação informática;
5. Conferir e entregar os produtos solicitados pelas diferentes unidades orgânicas, e dar saída dos produtos em aplicação informática;
6. Zelar pelas condições de armazenagem e segurança das existências;
7. Orientar as cargas, quando necessário, colaborando com os entregadores nas descargas de encomendas;
8. Proceder à avaliação periódica das condições dos produtos existentes em armazém com vis-ta a detetar ou prevenir situações de deterioração;
9. Realizar o inventário ao armazém.

3. O local de trabalho será na área dos Concelhos de Loures e Odivelas.
4. Composição e identificação do Júri do Procedimento Concursal e do Período Experimental:
Presidente: Filipe Manuel Cardão Varges – Chefe de Divisão de Exploração de Redes de Águas. Vogais Efetivos: 1.º Maria João Onofre Pinto Marques - Chefe de Divisão de Aprovisionamento; 2.º Ana Teresa Mendes da Costa Dinis – Chefe de Divisão de Recursos Humanos. Vogais Suplentes: 1.º Pedro Gabriel de Oliveira Martins - Técnico Superior da Divisão de Exploração de Redes de Águas; 2.º Carlos Fernando Alves Jacinto – Técnico Superior da Divisão de Recursos Humanos.
O Presidente do Júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo 1.º vogal.
5. Requisitos de Admissão:
Os candidatos deverão cumprir, rigorosa e cumulativamente, os requisitos gerais e específicos até à data limite para apresentação das candidaturas, sob pena de exclusão, nos termos dos art.os 14.º e 15.º da Portaria.
5.1. Requisitos gerais — os referidos no art.º 17.º da LTFP:
a) Ter nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, por convenção internacional ou por lei especial;
b) Ter 18 anos de idade completos;
c) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar;
d) Possuir robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Ter cumprido as leis da vacinação obrigatória.
5.2. Nível habilitacional:
5.2.1 A titularidade de escolaridade obrigatória.
5.2.2 Não há possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.
5.3. Requisitos Específicos:
5.3.1 Podem concorrer os trabalhadores com e sem vínculo de emprego público, nos termos do n.º 4 do art.º 30.º da LTFP.
5.3.2 Não serão admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas idênticos aos postos de trabalho para cuja ocupação se publicita o procedimento, nos termos da alínea k) do n.º 3 do art.º 11.º da Portaria.
6. Prazo, forma e local de apresentação das candidaturas:
6.1. Prazo: até às 23h59m do 10.º dia útil contado da data da publicação do presente aviso.
6.2. Forma e local: As candidaturas deverão ser efetuadas, preferencialmente, através de submissão do formulário de candidatura disponibilizado na plataforma eletrónica de recrutamento destes SIMAR em www.simar-louresodivelas.pt > Sobre nós > Recursos Humanos > Em fase de candidatura.
Caso o candidato submeta mais do que uma candidatura no mesmo procedimento, dentro do prazo, será considerada como válida apenas a última candidatura submetida.
Atendendo ao requisito habilitacional exigido, excecionalmente, poderão as candidaturas ser entregues em formulário de candidatura próprio, pessoalmente na Divisão de Recursos Humanos / Recrutamento e Seleção dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas, sitos na Rua Ilha da Madeira, n.º 2, 2674-504 Loures, ou remetidas pelo correio, em carta registada, com aviso de receção, até à data limite fixada no presente aviso.
A apresentação presencial da candidatura é apenas possível, em dias úteis, no horário das 9:00H às 12:30H e das 14:00H às 16:00H.
6.3. O formulário de candidatura ao procedimento deverá obrigatoriamente ser acompanhado, sob pena de exclusão, dos seguintes documentos:
a) Para os candidatos que possuam vínculo de emprego público que cumpram os requisitos enunciados no n.º 2 do art.º 36.º da LTFP:
i) Curriculum Vitae, datado e assinado, devendo fazer prova das ações de formação e da experiência profissional através de documentos comprovativos, bem como quaisquer outros elementos que entendam dever apresentar por serem relevantes para apreciação da candidatura.
ii) Declaração emitida pelo serviço de origem, devidamente atualizada, da qual constem: A natureza do vínculo, carreira e categoria; Descrição das atividades/funções que executa e órgão ou serviço onde exerce funções; Posição remuneratória que detém nesta data; Três últimas Avaliações de Desempenho.
b) Para os candidatos portadores de deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%: Declaração do respetivo grau de incapacidade e tipo de deficiência, bem como indicação no formulário de candidatura dos elementos necessários a garantir que o processo de seleção se adequa, nas suas diferentes vertentes, às capacidades de comunicação/expressão.
6.4. Não são admitidas candidaturas enviadas por correio eletrónico (email).
6.5. A morada/endereço eletrónico a considerar para efeitos de notificação dos candidatos será a constante do formulário de candidatura.
6.6. A não apresentação dos documentos exigidos determina, nos termos do n.º 5 do art.º 15.º:
a) A exclusão do candidato do procedimento, quando a falta desses documentos impossibilite a sua admissão;
b) A impossibilidade de constituição de vínculo de emprego público, nos restantes casos.
6.7. A não confirmação da veracidade dos dados da candidatura determina a exclusão do candidato do procedimento concursal, para além da responsabilidade disciplinar e ou penal a que houver lugar, conforme o disposto no n.º 3 do art.º 14.º da Portaria.
6.8. O Júri, a requerimento dos candidatos, concede um prazo suplementar de 3 dias úteis, para apresentação dos documentos exigidos quando seja de admitir que a sua não apresentação atempada se tenha devido a causas não imputáveis a dolo ou negligência do candidato, nos termos do n.º 4 do art.º 15.º da Portaria.
6.9. Os documentos exigidos aos candidatos que exerçam funções nos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas, são solicitados pelo júri ao respetivo serviço de pessoal e àquele entregues oficiosamente. Aos mesmos candidatos não é exigida a apresentação de outros documentos comprovativos dos factos indicados no currículo desde que expressamente refiram que os mesmos se encontram arquivados no seu processo individual.
6.10. Assiste ao Júri a faculdade de exigir a qualquer candidato a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
6.11. Não será permitida a inclusão de novos documentos após a data limite para apresentação de candidaturas.
6.12. Questões relacionadas com o presente procedimento concursal devem ser dirigidas para o endereço eletrónico: geral@simar-louresodivelas.pt e identificar claramente o procedimento concursal.
7. Notificação dos Candidatos:
7.1. A exclusão e notificação dos candidatos será efetuada pelas formas previstas no art.º 6.º da Portaria.
7.2. No âmbito do exercício da audiência prévia, os candidatos podem utilizar o modelo de formulário disponível na Divisão de Recursos Humanos destes Serviços Intermunicipalizados e na página eletrónica www.simar-louresodivelas.pt > Sobre nós > Recursos Humanos > Procedimento Concursal > Exercício do direito de participação de interessados.
7.3. As listas intercalares de resultados obtidos em cada método de seleção são ordenadas alfabeticamente, afixadas nas instalações do edifício Sede dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas, sito na Rua Ilha da Madeira, n.º 2, 2674-504 Loures e disponibilizadas na página eletrónica www.simar-louresodivelas.pt > Sobre nós > Recursos Humanos > A Decorrer.
7.4. A lista unitária de ordenação final dos candidatos, após homologação, e a notificação dos candidatos, incluindo os que tenham sido excluídos no decurso da aplicação dos métodos de seleção, será afixada nas instalações do edifício Sede dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas, sito na morada referida no ponto 7.3, disponibilizada na página eletrónica www.simar-louresodivelas.pt, sendo ainda publicado um aviso na 2.ª série do Diário da República, com informação da sua publicitação nos termos do disposto no art.º 25.º da Portaria.
8. Nos termos do art.º 33.º da LTFP conjugado com o art.º 11.º da Portaria, o presente procedimento concursal será publicitado na 2.ª série do Diário da República, por extrato; Na bolsa de em-prego público (BEP) e na página eletrónica www.simar-louresodivelas.pt, em publicitação integral.
9. Posicionamento remuneratório:
9.1. A remuneração obedece ao disposto no art.º 38.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, sendo a posição remuneratória de referência a 1.ª posição da categoria de Assistente Operacional da carreira geral de Assistente Operacional, nível 5, correspondente ao montante pecuniário de €878,41 (oitocentos e setenta e oito euros e quarenta e um cêntimos), de acordo com a Tabela Remuneratória Única na sua redação atual, sem prejuízo de poder vir a oferecer posição remuneratória diferente, nos termos e com observância dos limites legalmente definidos, conforme o n.º 3 do art.º 11.º da Portaria.
9.2. Os candidatos detentores de vínculo de emprego público devem informar previamente na candidatura a remuneração base, carreira e categoria que detêm na sua situação jurídico-funcional de origem, conforme o n.º 3 do art.º 38.º da LTFP.
10. Constituição de reservas de recrutamento:
O procedimento concursal é válido para o preenchimento do(s) posto(s) de trabalho a ocupar e, caso a lista de ordenação final contenha um número de candidatos aprovados superior ao do(s) posto(s) de trabalho a ocupar, é constituída uma reserva de recrutamento interna, válida pelo período de 18 meses contados da data de homologação da lista de ordenação final, nos termos dos n.ºs 5 e 6 do art.º 25.º da Portaria.
11. Métodos de seleção:
11.1. Os métodos de seleção obrigatórios a utilizar são os previstos no art.º 36.º da LTFP e um método de seleção facultativo previsto no art.º 18.º da Portaria:
a) Prova de Conhecimentos e Avaliação Psicológica, a aplicar aos candidatos sem vínculo de emprego público e aos candidatos com vínculo de emprego público que não se encontrem a cumprir ou a executar a atividade caracterizadora do posto de trabalho para cuja ocupação o procedimento foi publicitado.
b) Avaliação Curricular e Entrevista de Avaliação de Competências, a aplicar aos candidatos que possuam vínculo de emprego público previamente constituído e se encontrem a cumprir ou a executar a atribuição, competência ou atividade caracterizadora do posto de trabalho para cuja ocupação o procedimento foi publicitado, ou se encontrem em situação de requalificação que, imediatamente antes, tenham desempenhado a atribuição, competência ou atividade caracterizadora do posto de trabalho para cuja ocupação o procedimento foi publicitado, desde que não tenham exercido por escrito a opção pelos métodos de seleção referidos na alínea anterior.
c) Exame Médico, a aplicar aos candidatos aprovados nos métodos de seleção anteriores.
11.2. Nos termos do disposto no art.º 21.º da Portaria, os métodos de seleção são avaliados numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se a valoração até às centésimas, com exceção dos métodos de seleção Avaliação Psicológica e Exame Médico, que são avaliados através das menções classificativas de Apto ou Não Apto. Cada um dos métodos de seleção, bem como cada uma das fases que comportem, é eliminatório, sendo considerados excluídos do procedimento os candidatos que faltem à sua aplicação ou tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores ou a menção de Não Apto, não lhes sendo aplicado o método de seleção ou fase seguinte.
A classificação final e a consequente ordenação final dos candidatos, resulta da aplicação das seguintes fórmulas de acordo com as classificações obtidas nos métodos de seleção:
CF = PC (100%) + AP (Apto) + EM (Apto)
Ou
CF = AC (50%) + EAC (50%) + EM (Apto)
Em que:
CF = Classificação Final; PC - Prova de Conhecimentos; AP – Avaliação Psicológica; EM – Exame Médico; AC - Avaliação Curricular; EAC – Entrevista de Avaliação de Competências.
11.3. A Prova de Conhecimentos (PC) visa avaliar os conhecimentos académicos e ou profissionais e a capacidade para aplicar os mesmos a situações concretas no exercício de determinada função, incluindo o adequado conhecimento e utilização da língua portuguesa.
A prova de conhecimentos, individual, prática a decorrer em ambiente de trabalho, de forma oral, terá a duração de sessenta (60) minutos, 30 minutos para cada parte, versando sobre conteúdo específico diretamente relacionado com as funções consistindo o respetivo programa em:
1ª parte:
- Abertura de uma tampa de saneamento recorrendo a ferramentas adequadas para o efeito;
- Montagem de manómetro de verificação de pressão de água.
2ª parte:
- Entrega de material requisitado por trabalhadores;
- Receção de material entregue por fornecedores.
É adotada a escala de 0 a 20 valores, considerando-se a valoração até às centésimas, sendo excluídos do procedimento os candidatos que tenham obtido uma classificação inferior a 9,5 valores, não lhe sendo aplicado o método ou fase seguinte.
11.4. A Avaliação Psicológica (AP) visa avaliar aptidões, características de personalidade e ou competências comportamentais dos candidatos, tendo como referência o perfil de competências previamente definido: Orientação para o serviço público; Orientação para os resultados; Orientação para a segurança; Inteligência emocional
Este método será aplicado com recurso a vários instrumentos/técnicas de avaliação psicológica, sendo elaborada uma ficha por candidato, contendo a indicação das aptidões e/ou competências avaliadas, nível atingido em cada uma delas e resultado final obtido.
11.5. A Avaliação Curricular (AC) visa aferir os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar, entre os quais a habilitação académica ou nível de qualificação, a formação profissional, a experiência profissional e a avaliação de desempenho, com base na análise dos comprovativos do respetivo currículo profissional.
11.6. A Entrevista de Avaliação de Competências (EAC) visa obter informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercício da função.
A Entrevista de Avaliação de Competências tem a duração aproximada de 60 minutos e baseia-se num guião de entrevista composto por um conjunto de questões diretamente relacionadas com o perfil de competências previamente definido: Orientação para o serviço público; Orientação para os resultados; Orientação para a segurança; Inteligência emocional
11.7. O Exame Médico (EM) visa avaliar as condições de saúde física e psíquica dos candidatos exigidas para o exercício da função.
11.8. A ata da reunião n.º 1 do Júri, onde constam os critérios de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final dos métodos, será facultada aos candidatos sempre que solicitada, encontrando-se disponível na página eletrónica dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas em www.simar-louresodivelas.pt > Sobre nós > Recursos Humanos > Procedimentos Concursais > Em fase de candidatura / A Decorrer, assim como na Divisão de Recursos Humanos – Recrutamento e Seleção.
11.9. Por deliberação do Conselho de Administração, atendendo à celeridade que importa imprimir ao procedimento concursal e à urgência no preenchimento do posto de trabalho em apreço o Júri pode optar pela utilização faseada dos métodos de seleção, nos termos do Artigo 19.º conjugado com a alínea q) do n.º 3 do art.º 11.º da Portaria, obedecendo aos seguintes termos:
a) Aplicação, num primeiro momento, à totalidade dos candidatos, apenas do primeiro método obrigatório;
b) Aplicação do segundo método e dos métodos seguintes apenas a parte dos candidatos aprova-dos no método de seleção imediatamente anterior, a convocar por conjuntos sucessivos de candidatos, por ordem decrescente de classificação, respeitando a prioridade legal face à situação jurídico-funcional, até à satisfação das necessidades;
c) Dispensa de aplicação do segundo método ou dos métodos seguintes aos restantes candidatos, que se consideram excluídos.
11.10. A lista de ordenação final dos candidatos aprovados é unitária, ainda que lhes tenham sido aplicados diferentes métodos de seleção, de acordo com o n.o 2 do art.º 23.º da Portaria.
11.11 Em situações de igualdade de valoração aplica-se o disposto no art.º 24.º da Portaria. Subsistindo o empate, são utilizados os seguintes critérios de preferência:
1.º Candidato residente no município de Loures ou Odivelas;
2.º Candidato com idade inferior.
12. Número de lugares a preencher por pessoas com deficiência:
De acordo com o n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, conjugado com o n.º 3 do artigo 11.º da Portaria, nos concursos em que o número de lugares a preencher seja igual ou superior a 10, é obrigatoriamente fixada uma quota de 5% do total do número de lugares, com arredondamento para a unidade, a preencher por pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, devidamente comprovado, sem prejuízo da verificação e avaliação da aptidão e segurança para o desempenho das funções inerentes ao posto de trabalho.
13. Em cumprimento da alínea h) do art.º 9.º da Constituição da República Portuguesa, os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos municípios de Loures e Odivelas, enquanto entidade empregadora pública, promovem ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
Loures, 26 de fevereiro de 2025
A Chefe de Divisão de Recursos Humanos
Ana Teresa Dinis
Autorização dos membros do Governo Artigo 30.º da LTFP:
Podem concorrer os trabalhadores com e sem vínculo de emprego público, nos termos do n.º4 do art.º30º da LTFP por deliberação do Conselho de Administração