Descrição do Procedimento:
Recrutamento por recurso a mobilidade na categoria entre órgãos para a carreira e categoria de Técnico Superior para o Departamento de Gestão Financeira
1. Caracterização da oferta
1.1. Tipo de oferta: mobilidade na categoria pelo período máximo de 18 meses, prorrogável, com possibilidade de consolidação
1.2. Carreira e categoria: Integrado na carreira geral de Técnico Superior
1.3. Número de postos de trabalho: 1 (um)
1.4. Remuneração: Correspondente à posição e nível remuneratório detido no organismo de origem.
1.5 Descrição formação e/ou experiências profissionais: Licenciatura Gestão, Economia, Contabilidade ou equiparada e/ou Administração Pública.
Caraterização do posto de trabalho: O posto de trabalho carateriza-se pelo exercício de funções de Técnico Superior no âmbito das matérias da competência âmbito das matérias da competência do Departamento de Gestão Financeira, constantes no artigo 9.º dos Estatutos do Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. aprovadas pela Portaria n.º 139/2024/1, de 4 de abril, salientam-se as seguintes:
• Proceder à classificação e registo de cabimentos e compromissos;
• Elaborar propostas de alterações orçamentais devidamente fundamentadas;
• Proceder ao reporte da execução orçamental junto da Direção-Geral do Orçamento;
• Apoiar a gestão orçamental na elaboração e acompanhamento dos orçamentos anuais;
• Proceder ao registo, controlo e monitorização de dados no sistema de informação financeira;
• Proceder à análise de dados orçamentais extraídos do sistema de informação financeira que permita a apresentação superior de informações de apoio à gestão;
• Elaborar informações, relatórios e documentos de prestação de contas periódicos;
• Colaborar no fecho mensal de contas e elaborar reportes mensais;
• Realizar o tratamento de obrigações fiscais;
• Analisar contas correntes;
• Processar a contabilidade clientes, contribuintes, fornecedores, assegurando a validação de faturas, sua contabilização e preparação de autorizações de pagamento;
• Efetuar diligências com vista a solucionar pendências na área da gestão de fornecedores;
• Colaborar na prestação de informações para auditores internos ou externos;
• Acompanhar o ciclo de vida dos projetos internacionais;
• Apoiar a realização de candidaturas no âmbito de projetos financiados;
• Apoiar o apuramento de pedidos de pagamento no âmbito de projetos financiados;
• Realizar de registos no sistema de informação relacionados com a execução de projetos financiados;
• Elaborar reportes internos ou externos relacionados com projetos financiados;
• Realizar de outras tarefas relacionadas com a gestão, acompanhamento, execução e controlo de projetos financiados;
• Desenvolver outras tarefas de apoio geral aos serviços financeiros e de contabilidade, bem como como apoiar a equipa dirigente.
2. Requisitos preferenciais:
• Experiência anterior em contabilidade pública;
• Frequência em formações em SNC-AP – Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas ou em contabilidade.
3. Requisitos de Admissão:
Relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, previamente estabelecida, e integrado na carreira geral de técnico Superior.
4. Local de trabalho: Rua Almirante Barroso, n.º 36, 1000-013 Lisboa.
5. Formalização das candidaturas:
As candidaturas deverão ser apresentadas no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados a partir da data da publicação na Bolsa de Emprego Público (BEP), mediante preenchimento de formulário eletrónico, de utilização obrigatória, disponível na página eletrónica do INEM, I.P., em www.INEM.pt / separador > Recrutamento > Mobilidade na carreira de técnica superior – Departamento de Gestão Financeira - 1 posto de trabalho.
As candidaturas deverão ser acompanhadas dos seguintes documentos digitalizados, a submeter na plataforma eletrónica de candidaturas:
i. Curriculum Vitae detalhado e atualizado, no qual conste, para além de outros elementos julgados necessários, a descrição das funções exercidas, a residência, telefone, endereço de correio eletrónico, habilitações literárias e ações de formação frequentadas;
ii. Declaração emitida pela entidade em que exerce funções, com a identificação da modalidade de vínculo jurídico de emprego público estabelecida, da carreira e da categoria de que é titular, posição e nível remuneratório, com indicação do correspondente valor pecuniário, a antiguidade na categoria, na carreira e na Administração Pública;
iii. Outros documentos relevantes para avaliação da candidatura.