Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social:
Aviso n.º 5941/2025/2, publicado em DR, (2.ª série), n.º 43, de 03.03
Descrição do Procedimento:
O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ISEL, pretende recrutar mediante mobilidade na categoria, nos termos do disposto nos artigos 92.º e seguintes da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, dois técnicos superiores para o exercício de funções no Núcleo de Orçamento e Contabilidade do Serviço de Gestão Financeira do ISEL, a fim de assessorar o responsável do Serviço no desenvolvimento das atividades e tarefas inerentes a este sector, competindo-lhe, nomeadamente, o exercício das seguintes funções: elaborar informações/pareceres com suporte técnico e legal salvaguardando o cumprimento integral de todas as disposições legais, regulamentares e os princípios contabilísticos geralmente aceites; proceder à arrecadação das receitas não escolares e ao processamento dos processos de despesa efetuando os registos contabilísticos conducentes ao pagamento das despesas, respeitando as fases da realização da despesa, e da receita, e assegurando o cumprimento da regularidade financeira estabelecida legalmente, nos termos legais e regulamentares e no respeito das normas e procedimentos internos do Serviço de Gestão Financeira e das regras e normas de Auditoria e de Controlo Interno; saber aplicar o Sistema de Normalização Contabilística e dos diferentes normativos contabilísticos no registo das operações contabilísticas, identificando os factos patrimoniais e os documentos que lhe servem de suporte; promover a verificação permanente dos documentos de receita e de despesa; elaborar e reportar as informações financeiras de apoio à gestão do Instituto e perante a tutela, garantindo o cumprimento dos prazos legais dos reportes obrigatórios; proceder ao registo de informação orçamental obrigatória nas páginas eletrónicas da Direção Geral do Orçamento e do Tribunal de Contas; informar sobre o cabimento orçamental das requisições dos contratos e da nomeação e contratação de pessoal; acompanhar e controlar a execução do orçamento procedendo às alterações orçamentais necessárias; verificar mensalmente a reconciliação bancária atuando para a conferência e atualização das contas correntes; colaborar na execução e preparação das demonstrações financeiras e orçamentais; participar na preparação da informação e dos documentos necessários para as auditorias e inspeções, internas e externas; preparar os elementos necessários para a elaboração do orçamento do ISEL; preparar os documentos de prestação de contas a apresentar às entidades oficiais, de acordo com a legislação em vigor; analisar e controlar as contas correntes de clientes, alunos, utentes e outros; exercer todas as demais funções de natureza contabilística e respeitante ao controlo do orçamento do ISEL.
1 — Requisitos gerais de admissão:
1.1 — Ser titular de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado;
1.2 — Estar integrado na carreira de técnica superior.
2 — Requisitos específicos de admissão:
2.1 - Licenciatura, não havendo possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.
Outros Requisitos:
Cursos de Formação no âmbito do Sistema de Normalização contabilística para a Administração Pública (SNC-AP);
Cursos de Formação no âmbito da Contabilidade Pública em todas as suas vertentes;
Deter conhecimentos de Informática na ótica do utilizador;
Deter conhecimentos em GeRFiP na ótica do utilizador.
3 — Métodos de Seleção:
Os candidatos selecionados pela análise curricular serão convocados para uma entrevista profissional.
4 — Local de trabalho:
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ISEL, Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1, 1959-007 Lisboa
5 — Prazo e forma de apresentação das candidaturas: os interessados devem, no prazo de dez dias úteis contados da publicação do presente Aviso, enviar requerimento dirigido ao Senhor Presidente do ISEL, com a menção expressa da modalidade de relação jurídica de emprego detida, da carreira/categoria, da posição e nível remuneratórios e respetivo montante.
Deve, ainda, ser indicado o endereço eletrónico e número de telefone para posterior contacto.
6 — Documentos que acompanham a candidatura:
6.1 — Curriculum profissional detalhado;
6.2 — Fotocópia dos documentos comprovativos das habilitações literárias;
6.3 – Declaração de conteúdo funcional emitida pelo organismo ou serviço onde o candidato exerce funções ou pertence, devidamente atualizada e autenticada, da qual conste a relação jurídica de emprego detida, carreira/categoria, posição e nível remuneratórios e respetivo montante e a caraterização das atividades que se encontra a exercer inerentes ao posto de trabalho que ocupa.
7 — Envio de candidaturas: As candidaturas, identificadas com a menção «Recrutamento por mobilidade», devem ser enviadas para: rhconcursos@isel.pt.
A presente oferta de emprego será igualmente publicitada em www.bep.gov.pt, no 1.º dia útil seguinte à presente publicação.
Lisboa, 25 de fevereiro de 2025 — O Presidente do ISEL, Professor Doutor José Manuel Peixoto do Nascimento