Descrição do Procedimento:
Abertura procedimento concursal com vista à constituição de relação jurídica de emprego público para preenchimento de 1 posto de trabalho, na carreira e categoria de Assistente Técnico (Audiovisuais), em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado
1 – Para os efeitos previstos nos artigos 30.º e 33.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (doravante designada LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, conjugados com o artigo 11.º da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro (doravante designada por Portaria), ambos os diplomas na sua redação atual, torna-se público que, em cumprimento da deliberação da Câmara Municipal de 04 de fevereiro de 2025, encontra-se aberto, pelo prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da data da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP), o procedimento concursal comum para constituição de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Técnico (Audiovisuais), previstos e não ocupados no Mapa de Pessoal do Município do Entroncamento.
2 – Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 11.º da Portaria, o presente aviso será publicado na Bolsa de Emprego Público, acessível em www.bep.gov.pt e na página eletrónica do Município do Entroncamento, em www.cm-entroncamento.pt.
3 – Legislação aplicável: o presente procedimento concursal comum rege-se pelas disposições da LTFP, da Portaria n.º 233/2022, de 9/09 e do novo Código de Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015 de 07/01.
4 – Local de trabalho: Concelho do Entroncamento.
5 – Caracterização do posto de trabalho: Para além dos conteúdos funcionais previstos na LTFP, de grau de complexidade 2, pretende-se que os candidatos executem as tarefas a seguir descritas. Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nos vários domínios de atuação do órgão, designadamente: executar tarefas de apoio técnico e acompanhamento no domínio dos meios audiovisuais; zelar pela guarda e conservação dos equipamentos afetos ao serviço; recolher dados inerentes à atividade do serviço e proceder ao seu tratamento e síntese, com vista ao desenvolvimento dos respetivos projetos e ações, e segundo orientações superiores; recolher e tratar informação diversa, com vista à elaboração de trabalhos e ou emissão de parecer no âmbito da atividade do serviço e conforme as orientações superiores; assegurar o registo e reprodução de trabalhos de som e imagem realizados no âmbito do serviço e de acordo com as orientações superiores; organizar ficheiros e elaborar mapas, gráficos, quadros e outros suportes considerados fundamentais para o normal funcionamento do serviço.
6 – Posicionamento remuneratório: o posicionamento remuneratório obedecerá ao disposto no artigo 38.º da LGTFP, sendo a posição remuneratória de referência a seguinte: 1.ª posição, nível 7, a que corresponde a remuneração base de 979,05 €.
7 – Requisitos de admissão:
7.1 – Os requisitos previstos no artigo 17.º da LTFP:
a) Nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício de funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
7.2 – Outros requisitos: experiência profissional no âmbito da função a exercer, devidamente comprovada; carta de condução da categoria B.
8 – Âmbito do recrutamento:
8.1 – Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 30.º da LTFP, podem candidatar-se trabalhadores com e sem vínculo de emprego público.
8.2 – De acordo com o disposto na alínea k) do n.º 3 do artigo 11º da Portaria, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal do Município do Entroncamento idênticos aos postos de trabalho previstos neste procedimento.
9 – Nível habilitacional exigido: 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
10 – Forma, local e prazo para apresentação de candidaturas:
a) Preferencialmente por via eletrónica, através do formulário, disponível em https://www.cm-entroncamento.pt/index.php/municipio/recursos-humanos#2025;
b) Por correio registado com aviso de receção, para a Câmara Municipal do Entroncamento – Recursos Humanos, Largo José Duarte Coelho, 2330-078 Entroncamento;
c) Entregue pessoalmente no serviço de Recursos Humanos.
10.1 – Nos termos do artigo 13.º da Portaria, o formulário de candidatura deverá ser acompanhado da seguinte documentação legível:
a) Currículo Profissional, atualizado, dele devendo constar os seguintes elementos: nome, morada, contactos, incluindo endereço de correio eletrónico, número de cartão de cidadão, habilitações literárias, carta de condução, funções que exerce, bem como as que exerceu, quando exista experiência profissional, com indicação dos respetivos períodos de duração e atividades relevantes, assim como a formação profissional detida, com indicação das entidades promotoras, data de frequência e duração (em horas);
b) Documento comprovativo das habilitações literárias (o candidato possuidor de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deve apresentar, com a respetiva candidatura, sob pena de exclusão, documento comprovativo da equivalência/reconhecimento dessas habilitações estrangeiras às habilitações previstas pela legislação portuguesa aplicável);
c) Documentos comprovativos da formação e da experiência profissional, nos termos do exigido na alínea a) deste ponto, sob pena de não serem consideradas pelo Júri do procedimento;
d) No caso de possuir relação jurídica de emprego público deverão anexar declaração emitida pelo serviço de origem do candidato, com data posterior à do presente aviso, que comprove inequivocamente: o vínculo de emprego público de que é titular; a identificação da carreira e da categoria, em que o candidato se integra; a posição e nível remuneratório em que se encontra posicionado, com indicação do respetivo valor; o tempo de serviço na categoria, na carreira e na Administração Pública; as menções quantitativas e qualitativas da avaliação de desempenho dos últimos três ciclos avaliativos, ou declaração de que o candidato não foi avaliado nesse período com a respetiva fundamentação; as funções desempenhadas inerentes ao posto de trabalho que ocupa e o grau de complexidade das mesmas;
e) Documento comprovativo do grau de incapacidade, quando aplicável;
f) No caso de candidato que não detenha nacionalidade portuguesa, deverá apresentar documento comprovativo de que se encontra habilitado para trabalhar em Portugal, nos termos da legislação aplicável, consoante a respetiva nacionalidade estrangeira;
g) Quaisquer outros documentos que o candidato entenda dever apresentar por considerar relevantes para a apreciação do seu mérito.
10.2 – As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.
10.3 – O não preenchimento ou o preenchimento incorreto dos elementos relevantes do formulário por parte dos candidatos é motivo de exclusão.
10.4 – Assiste ao júri, a faculdade de exigir a qualquer candidato, no caso de dúvida sobre a situação que descreve no seu currículo, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações, bem como a exibição dos originais dos documentos apresentados.
11 – A falta de apresentação dos documentos exigidos no presente aviso implica a exclusão do candidato, nos termos do n.º 5 do artigo 15.º da Portaria.
12 – Nos termos do n.º 5 do artigo 11.º da Portaria, as atas do júri, onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valores final do método, são publicitadas na página eletrónica do Município.
13 — Métodos de seleção: nos termos do n.º 1 do artigo 36.º da LTFP, para os candidatos sem vínculo ou com vínculo, mas sem identidade funcional, serão adotados os seguintes métodos de seleção: Prova de Conhecimentos (PC) e Avaliação Psicológica (AP) como métodos de seleção obrigatórios; Avaliação Curricular (AC), como método de seleção facultativo.
A Classificação Final (CF) dos candidatos que completem o procedimento será efetuada numa escala de 0 a 20 valores e resultará da ponderação da seguinte fórmula:
CF = PC (70%) + AP (Apto/Não Apto) + AC (30%)
A Classificação Final (CF) dos candidatos que completem o procedimento será efetuada numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas.
13.1 – Prova de Conhecimentos: visa avaliar os conhecimentos académicos e profissionais e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício da função, incluindo o adequado conhecimento da língua portuguesa. A prova de conhecimentos revestirá as componentes teórica (PCT) e prática (PCP), com o seguinte peso na classificação: Prova de Conhecimentos (PC) = PCT (25%) + PCP (75%). Será valorada até às centésimas, numa escala de 0 a 20 valores conforme previsto no artigo 21.º da Portaria. A ponderação da prova de conhecimentos na classificação final é de 70%.
13.1.1 – Prova de Conhecimentos Teórica (PCT)
a) A PCT visa avaliar os conhecimentos académicos e/ou profissionais e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício da função, incidindo sobre assuntos de cultura geral, conhecimento da língua portuguesa e assuntos de natureza genérica e especifica, com consulta das matérias indicadas.
b) A PCT revestirá a forma escrita, de realização individual, com a duração máxima de 90 minutos, podendo ser alargada, até 30 minutos para os candidatos com deficiência comprovada que solicitarem condições especiais para a sua realização. A PCT será valorada até às centésimas, numa escala de 0 a 20 valores, e será constituída por 40 questões de escolha múltipla, com quatro opções de resposta, em que:
i. Os candidatos devem assinalar apenas uma resposta de entre as respostas possíveis em cada questão;
ii. Cada resposta certa será classificada com 0,5 valores;
iii. Respostas incorretas, ausências de resposta ou a escolha de mais do que uma opção de resposta corresponderá à atribuição de 0 (zero) valores, nas questões em causa.
c) A PCT versará sobre a legislação a seguir listada:
• Direitos, deveres e garantias do trabalhador e do empregador público – Artigos 70.º a 73.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP);
• Exercício do poder disciplinar – Artigos 176.º a 193.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP);
• Regime de faltas dos trabalhadores que exercem funções públicas - Artigos 133.º a 143.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP);
• Princípios gerais da atividade administrativa – Artigos 1.º a 19.º do Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, na sua redação atual - Código do Procedimento Administrativo (CPA);
• Do procedimento Administrativo – Artigos 53.º a 64.º, 67.º a 76.º, 82.º a 88.º, 102.º a 114.º, 121.º a 125.º e 148.º a 160.º do Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro na sua redação atual - Código do Procedimento Administrativo (CPA);
• Código de Ética e Conduta do Município do Entroncamento (Regulamento n.º 767/2023, publicado na 2.ª série do Diário da república, n.º 134, de 12/julho/2023, disponível em https://www.cm-entroncamento.pt/index.php/municipio/programa-de-cumprimento-normativo?highlight=WyJcdTAwZTl0aWNhIiwiY29uZHV0YSJd#codigo-de-etica-e-conduta
d) Aquando da realização da PCT, os candidatos poderão consultar a legislação, não anotada, constante do programa da prova, não sendo permitido o uso de equipamentos informáticos (computador, iphone, ipad ou outros).
13.1.2 – Prova de Conhecimentos Prática (PCP)
a) A PCP visa avaliar a capacidade para aplicar os conhecimentos académicos e/ou profissionais a situações concretas no exercício da função de Assistente Técnico de Audiovisuais.
b) A PCP será individual, de natureza prática e oral; terá a duração máxima de 30 minutos e começará à hora marcada, não sendo possível aos candidatos que a realizem após o seu início.
c) A PCP consiste na realização de tarefas inerentes à função, nomeadamente: nas áreas de som, luz e vídeo, bem como apoio a frentes de sala, utilizadores, eventos e espetáculos.
d) Durante a realização da PCP serão avaliados os seguintes parâmetros: a perceção e compreensão da tarefa, a qualidade e rapidez da realização, o grau de conhecimentos técnicos demonstrados e as regras de segurança no trabalho.
13.2 – Avaliação Psicológica: destina-se a avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos, estabelecendo um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar.
De acordo com o n.º 2 do artigo 21.º da Portaria, a avaliação psicológica é valorada através das menções de apto e não apto.
13.3 — Entrevista de Avaliação de Competências: visa obter, através de uma relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas para o exercício da função.
14 – Para os candidatos que reunirem as condições referidas no n.º 3 do artigo 36.º da LTFP, (candidatos com vínculo e com identidade funcional), se não o afastarem por escrito, no formulário tipo, exercendo a opção pelos métodos anteriores, serão adotados os seguintes métodos de seleção: Avaliação Curricular (AC) e Entrevista de Avaliação de Competências (EAC).
A Classificação Final (CF) dos candidatos que completem o procedimento será efetuada numa escala de 0 a 20 valores e resultará da ponderação da seguinte fórmula:
CF = AC (70%) + EAC (30%)
14.1 – Avaliação Curricular: visa avaliar a qualificação dos candidatos, designadamente as habilitações académicas ou profissionais, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções já exercidas e avaliação de desempenho obtida. Este método tem uma ponderação de 70% da nota final.
14.2 – Entrevista de Avaliação das Competências: visa obter, através de uma relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas para o exercício da função.
O método permitirá uma análise estruturada da experiência, qualificações e motivações profissionais, através de descrições comportamentais ocorridas em situações reais e vivenciadas pelo candidato. Este método tem uma ponderação de 30 % na nota final.
15 – Cada um dos métodos de seleção é eliminatório pela ordem enunciada no presente aviso, considerando-se excluídos os candidatos que tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos de seleção, não lhe sendo aplicado o método seguinte, nos termos do n.º 4, do artigo 21.º da Portaria.
16 – A falta de comparência dos candidatos a qualquer um dos métodos de seleção equivale à desistência do procedimento não lhe sendo aplicável o método seguinte.
17 – A classificação final dos candidatos é unitária, é expressa numa escala de 0 a 20 valores, ainda que no mesmo procedimento, lhes tenham sido aplicados diferentes métodos de seleção.
18 – Em caso de igualdade de valoração entre candidatos, serão utilizados os critérios de preferência, previstos no artigo 24.º, da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro. Caso subsista o empate, serão utilizados os seguintes métodos:
i. Candidato com mais tempo de experiência profissional na área técnica de audiovisuais ou multimédia, devidamente comprovada;
ii. Candidato com mais tempo de formação profissional na área técnica de audiovisuais ou multimédia, devidamente comprovada;
iii. Candidato com habilitação académica em área técnica de audiovisuais ou multimédia;
iv. Candidato com habilitação académica de grau mais elevado.
19 – Composição do júri:
PRESIDENTE: Maria da Conceição dos Anjos Serra, Chefe de Unidade de Cultura e Arquivo Municipal
VOGAIS EFETIVOS: António Augusto dos Reis Costa Lopes Castelo, Assistente Técnico na Unidade de Cultura e Arquivo Municipal e Graciete Gonçalves Sardinha, Assistente Técnica na Unidade de Recursos Humanos
VOGAIS SUPLENTES: Andrea Patrícia Alves Lopes, Técnica Superior na Unidade de Recursos Humanos e Liliana Filipa Leal Nabais, Técnica Superior na Unidade de Cultura e Arquivo Municipal
19.1 – O presidente do júri, de cada procedimento concursal, será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo primeiro vogal efetivo.
20 – A exclusão e notificação: os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 6.º da Portaria, para a realização da audiência dos interessados nos termos do Código do Procedimento Administrativo.
21 – A publicitação dos resultados obtidos em cada método de seleção intercalar é efetuada através de lista ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público das instalações da Câmara Municipal do Entroncamento e disponibilizada na página eletrónica, www.cm-entroncamento.pt.
22 – Os candidatos admitidos serão convocados, através de notificação, do dia, hora e local para realização dos métodos de seleção nos termos previstos no artigo 16.º da Portaria e por uma das formas previstas no artigo 6.º da mesma Portaria.
23 – Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
24 – Quota de emprego: para efeitos de admissão a procedimento concursal os candidatos com deficiência devem declarar, no requerimento de admissão, sob compromisso de honra, o respetivo grau de deficiência e tipo de deficiência. De acordo com o n.º 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3/02, nos concursos em que o número de lugares a preencher seja de um ou dois, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal.
Entroncamento, 25 de fevereiro de 2025
A Presidente da Câmara Municipal
Ilda Maria Pinto Rodrigues Joaquim