Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira e categoria de Assistente Técnico, da área de Ação Educativa, considerando o seguinte perfil funcional:
- Recolher, examinar, conferir e proceder ao registo e escrituração de dados relativos às transações financeiras e operações contabilísticas, bem como do respetivo fundo de maneio;
- Assegurar o exercício das funções de tesoureiro, quando para tal for designado;
- Preparar os elementos necessários ao processamento dos vencimentos do pessoal docente e não docente;
- Assegurar a gestão de todos os processos dos transportes escolares bem como dos beneficiários do ASE, bem como os seus movimentos e operações;
- Desenvolver os procedimentos de aquisição de material e de equipamento necessário ao funcionamento das diversas áreas de atividade da escola;
- Providenciar o atendimento e a informação a alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente e outros utentes da escola;
- Organizar e manter atualizados os processos relativos à situação do pessoal docente e não docente;
- Organizar e manter atualizados os processos relativos à gestão dos alunos;
- Controlar e registar a assiduidade do pessoal docente e não docente, bem como tratamento e encaminhamento dos respetivos documentos;
- Garantir a instrução e inserção de todos os processos de acidentes dos alunos, pessoal docente e não docente nas respetivas plataformas e trâmites legais;
- Assegurar a transmissão e divulgação da comunicação entre os vários órgãos através de registo, redação, classificação e arquivo de expediente e outras formas de comunicação;
- Organizar e manter atualizado o inventário, assim como adotar medidas que visem a conservação das instalações, material e dos equipamentos;
- Tratar informação, recolhendo indicadores estatísticos para elaboração de mapas e documentos;
- Preparar, apoiar e secretariar reuniões do órgão executivo da escola ou do agrupamento de escolas, ou outros órgãos, e elaborar as respetivas atas, se necessário;
- Assegurar o correto tratamento, encaminhamento e distribuição de todo o expediente do agrupamento e respetivo arquivo;
- Domínio na utilização das aplicações do Microsoft Office;
- Consulta, tratamento e inserção de informação em aplicações informáticas;
- Atualização e consulta da legislação em vigor, de acordo com a área de trabalho.
Competências Comportamentais
- Orientação para o serviço público;
- Conhecimentos e experiência;
- Responsabilidade e compromisso com o serviço;
- Trabalho de equipa e cooperação;
- Realização e orientação para resultados;
- Adaptação e melhoria contínua;
- Relacionamento interpessoal;
- Comunicação.