Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira de Técnico Superior – Área de Auditoria, no âmbito das atribuições do Gabinete Municipal de Auditoria (GMA), que implicam, entre outros:
• Aferir a adequação e eficácia do sistema de controlo interno instituído, promovendo a sua melhoria e aperfeiçoamento;
• Colaborar na definição do plano anual de auditoria, de acordo com critérios baseados no risco;
• Realizar ou acompanhar auditorias internas e externas e outras ações, nomeadamente, aos serviços financeiros, de contratação pública e de património
• Identificar riscos e controlos associados às áreas auditadas, definindo a metodologia e os testes adequados para o efeito;
• Realizar follow-up;
• Acompanhar as ações de controlo efetuadas por entidades externas;
• Analisar e avaliar o cumprimento dos regulamentos e a adequação dos procedimentos instituídos pela organização, identificando os controlos-chave das diversas atividades;
• Verificar a adequação e aplicação dos controlos existentes e propor novos, de acordo com a estrutura organizativa do Município e a legislação em vigor;
• Verificar, analisar e avaliar, de forma independente e objetiva, a atividade exercida pelos serviços municipais, com vista a aumentar a eficiência e eficácia;
• Promover a monitorização, implementação dos controlos instituídos e supervisionar a sua consistência e coerência interna;
• Verificar a integridade e fiabilidade da informação financeira;
• Analisar e conferir a informação financeira e contabilística, da legalidade e regularidade das operações da organização;
• Recolher, tratar, analisar e avaliar a informação financeira e operacional das empresas locais e das entidades participadas;
• Avaliar o desempenho das empresas locais e das entidades participadas e verificar a adequação dos instrumentos de medida e avaliação de resultados;
• Elaborar informações e pareceres de apoio à decisão;
• Colaborar na definição de planos de ação, enquadrados nos objetivos estratégicos e operacionais do Município, definir os respetivos cronogramas, objetivos, métricas e indicadores de desempenho, respetivas fontes de verificação, instrumentos de acompanhamento e monitorização, recursos financeiros e responsáveis/intervenientes;
• Elaborar relatórios de atividade;
• Pesquisar e partilhar boas práticas e demais informação relevante para o desempenho das atividades municipais.
Perfil profissional:
• Experiência em Auditoria e/ou Inspeção;
• Domínio da contabilidade pública e privada;
• Experiência em avaliação económico-financeira;
• Capacidade analítica e sentido crítico;
• Autonomia e proatividade;
• Capacidade de planeamento e organização;
• Orientação para objetivos, responsabilidade e compromisso com o serviço;
• Capacidade para integrar equipas de trabalho, com espírito de colaboração, respeito mútuo e contribuindo para um bom desempenho organizacional;
• Adaptabilidade e flexibilidade a novas situações;
• Comunicação clara, utilizando linguagem técnica;
• Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador.