Descrição do Procedimento:
Oferta:
1. Recrutamento, em regime de mobilidade na categoria, de 5 (cinco) Técnicos Superiores, para desempenhar funções na Divisão de Gestão dos Tribunais e na Divisão de Gestão Financeira da Direção de Serviços Financeiros:
Ref.ª 1 - 3 (três) Técnicos Superiores para exercer funções na Divisão de Gestão dos Tribunais da Direção de Serviços Financeiros;
Ref.ª 2 - 2 (dois) Técnicos Superiores para exercer funções na Divisão de Gestão Financeira da Direção de Serviços Financeiros.
2. Requisitos de admissão:
a) Ser titular de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida e estar inserido na carreira/categoria de técnico superior;
b) Habilitação Literária exigida: Ser detentor de licenciatura em Gestão, Economia, Administração Pública, Contabilidade, Finanças e áreas afins.
3. Caracterização dos postos de trabalho a ocupar:
Ref.ª 1 - 3 (três) Técnicos Superiores para exercer funções na Divisão de Gestão dos Tribunais da Direção de Serviços Financeiros:
- Efetuar o acompanhamento da execução financeira das comarcas em articulação com os Administradores Judiciais, esclarecer questões e propor medidas de apoio à gestão orçamental;
- Contabilizar em termos orçamentais e financeiros processos de despesa dos tribunais;
- Proceder ao acompanhamento de contratos na vertente financeira, nomeadamente, através da validação da adequação das faturas emitidas face às entregas a que dizem respeito e aos preços adjudicados;
- Propor medidas de gestão e reengenharia de processos que visem dinamizar economias de escala e obter ganhos de eficiência;
- Colaborar nas demais tarefas dos serviços financeiros.
Requisitos Preferenciais:
- Deter facilidade de adaptação às Tecnologias de informação e comunicação;
- Ser detentor de conhecimentos sólidos em Excel e restantes ferramentas office;
- Ser detentor de conhecimentos e experiência em Gerfip (SAP), na vertente orçamental e patrimonial;
- Ser detentor de conhecimentos sólidos na área da contabilidade orçamental e/ou Patrimonial;
- Deter experiência na elaboração de propostas de orçamento e em prestação de contas;
- Facilidade comunicacional e capacidade de intermediação junto dos diversos stakeholders;
Ref.ª 2 - 2 (dois) Técnicos Superiores para exercer funções na Divisão de Gestão Financeira da Direção de Serviços Financeiros:
- Integrar as equipas de preparação das contas de gerência a submeter à apreciação do Tribunal de Contas e outras entidades competentes;
- Integrar as equipas de preparação dos projetos de orçamento da competência da Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), assegurando a fiabilidade, consistência e coerência da informação;
- Contabilizar em termos orçamentais e financeiros processos de receita e despesa;
- Analisa e avaliar a execução dos orçamentos da responsabilidade DGAJ, medindo o seu desempenho económico/financeiro, designadamente através de ferramentas de business inteligence;
- Analisar e avaliar a execução financeira dos projetos inscritos no orçamento de projetos da DGAJ;
- Elaborar relatórios de Gestão a apresentar à direção superior;
- Apoiar, acompanhar e auditar o cumprimento dos procedimentos legais de execução orçamental e de realização de despesa pública;
- Propor medidas de gestão e reengenharia de processos que visem dinamizar economias de escala e obter ganhos de eficiência;
- Colaborar nas demais tarefas dos serviços financeiros.
Requisitos Preferenciais:
- Deter facilidade de adaptação às Tecnologias de informação e comunicação;
- Ser detentor de conhecimentos sólidos em Excel e restantes ferramentas office;
- Ser detentor de conhecimentos e experiência em Gerfip (SAP), na vertente orçamental e patrimonial;
- Ser detentor de conhecimentos sólidos na área da contabilidade orçamental e/ou Patrimonial;
- Deter experiência na elaboração de propostas de orçamento e em prestação de contas;
- Facilidade comunicacional e capacidade de intermediação junto dos diversos stakeholders;
4. Local de Trabalho:
Direção-Geral da Administração da Justiça, Av. D. João II, 1.08.01 D/E, Edifício H, Pisos 9 a 14, 1990-097 Lisboa.
5. Método de seleção:
A seleção dos candidatos será efetuada com base na análise do curriculum vitae apresentado, tendo em atenção o número de anos de execução das atividades inerentes ao posto de trabalho, executados na categoria de Técnico Superior, complementada com a entrevista profissional de seleção. A análise curricular será efetuada pelo júri designado para o efeito e terá caráter eliminatório, sendo apenas os candidatos pré-selecionados contactados para a realização da entrevista.
6. Constituição do júri:
Presidente: Dr. Rui Pintado, Diretor de Serviços da Direção de Serviços Financeiros;
1ª Vogal: Dra. Isabel Ribeiro, Chefe de Divisão da Divisão de Gestão Financeira;
2ª Vogal: Dra. Sandra Guerra, Técnica Superior em regime de comissão de serviço da Divisão de Recrutamento e Gestão de Recursos Humanos;
1º Vogal Suplente: Dr. Nuno Panaças, Chefe da Divisão de Gestão dos Tribunais;
2ª Vogal Suplente: Dra. Cristina Costa, Coordenadora do Gabinete Patrimonial.
7. Formalização das candidaturas: no prazo de 10 dias úteis contados da data da presente publicação, os interessados deverão submeter a candidatura através do preenchimento do formulário próprio disponível na página eletrónica da DGAJ em:
https://dgaj.justica.gov.pt/Sobre-a-DGAJ/Procedimentos-concursais/Mobilidades , devendo no momento do mesmo anexar a Declaração comprovativa de Vínculo de Emprego Público e de Curriculum Vitae detalhado, atualizado, datado e assinado.
8. Publicitação: a presente oferta de emprego será igualmente publicitada na página eletrónica da Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) em https://dgaj.justica.gov.pt/.
Mais esclarecimentos poderão ser obtidos pelo telefone 217906342 (Divisão de Recrutamento e Gestão de Recursos Humanos).