Caracterização do Posto de Trabalho:
O posto de trabalho caracteriza-se pelo desempenho das funções previstas no Anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da Lei do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, ao qual corresponde o grau 3 de complexidade funcional, na carreira e categoria de técnico superior, designadamente o desempenho de funções na área da gestão da informação.
O posto de trabalho em causa caracteriza-se, ainda, pelo exercício com autonomia e responsabilidade funções de estudos, conceção e aplicação de métodos e processos, enquadrados em conhecimentos profissionais inerentes à licenciatura e inseridos nos seguintes domínios:
a) Apoio e gestão da Plataforma para a Classificação e Avaliação da Informação Pública (CLAV);
b) Prestação de serviços de consultoria e apoio técnico no âmbito da gestão de arquivos;
c) Apoio à elaboração de instrumentos de gestão de informação;
d) Controlo da aplicação das tabelas de seleção através da análise de autos de eliminação;
e) Realização de visitas técnicas, para controlo e apoio à elaboração e aplicação de instrumentos de gestão de documentos/informação.;
f) Participação na elaboração de estudos, orientações técnicas, referenciais e instrumentos estruturantes para a gestão da informação arquivística;
g) Participação, como formadora, em ações de formação / sensibilização tendo em vista as boas práticas de gestão de arquivos nas áreas da classificação e avaliação da informação arquivística;
h) Produção de conteúdos de divulgação da atividade da DGLAB, nomeadamente na área da gestão da informação.