Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira de Técnico Superior - Área de Engenharia Civil, no âmbito das atribuições da Divisão de Projetos Especiais (DPE):
Elaboração de Projetos de Obra
• Elaborar projetos de especialidades: estabilização de taludes, muros de suporte, entre outros;
• Realizar todas as fases de projeto: programa base, estudos prévios, projetos base e licenciamento e projetos de execução;
• Coordenar as várias especialidades;
• Coordenar os projetos adjudicados ao exterior;
• Acompanhar e prestar assistência técnica à obra, relativas aos projetos elaborados;
• Elaborar fichas de procedimentos por projeto.
Aquisição de Projetos de Obra
• Preparar e elaborar o programa e promover o lançamento de concursos públicos para aquisição de projetos;
• Analisar de propostas e apreciar os projetos apresentados a concurso de empreitadas de obras públicas, e elaborar os respetivos relatórios de análise;
• Coordenar e acompanhar os projetos adjudicados ao exterior.
Gestão e Fiscalização de Empreitadas de Obras Públicas
• Lançar e gerir procedimentos para contratualização de empreitadas, fornecimentos, locação e aquisição, fase pré-contratual (construção nova, reabilitação e/ou remodelação de empreendimentos; manutenção preventiva/corretiva na gestão integrada dos empreendimentos atendendo ao plano de manutenção dos equipamentos);
• Elaborar especificação de obra e caderno de encargos para concursos públicos ou ajustes diretos, nas diversas especialidades;
• Assegurar a fiscalização, gestão e controlo da execução do contrato de empreitada (acompanhamento da execução da obra; medição e execução de autos de medição dos trabalhos mensais executados; controlo do progresso dos trabalhos da obra através da atualização do plano de trabalhos e do cronograma financeiro e identificação de atividades no caminho crítico do planeamento da obra com possíveis probabilidades de atraso);
• Fiscalizar e acompanhar a fase de garantia do contrato de empreitada e pós-contratual;
• Acompanhar e fiscalizar obras municipais e parcerias público-privadas;
• Acompanhar a execução dos contratos de fornecimentos, locação e aquisição;
• Acompanhar e fiscalizar as diversas obras de iniciativa privada (loteamentos urbanos) e de iniciativa pública (empreitadas de obras públicas);
• Realizar as comunicações obrigatórias à Autoridade para as Condições do Trabalho;
• Fiscalizar obras públicas e particulares, garantido -se a qualidade e boa execução, materiais e quantidades, bem como a ocorrências de consequências nefastas ou estragos fora e dentro da obra;
• Analisar as propostas de alternativas técnicas apresentadas pelo empreiteiro em fase de execução;
• Analisar planos de segurança e saúde/fichas de procedimentos de obra entregues pelos empreiteiros;
• Acompanhar, analisar e emitir pareceres respeitantes à higiene e segurança no estaleiro;
• Analisar e validar fichas de procedimento de segurança que são entregues pelos empreiteiros adjudicatários;
• Analisar e validar os desenvolvimentos dos Planos de Segurança e Saúde para a fase de obra, elaborados pelos empreiteiros adjudicatários;
• Coordenar a segurança em obra, com vistoria, fiscalização e implementação de sistemas de segurança nas obras;
• Prestar suporte aos técnicos responsáveis pelas obras, nomeadamente na organização da documentação exigida pela legislação em vigor em matéria de segurança e higiene no trabalho (SHST);
• Realizar visitas técnicas e elaborar o respetivo relatório no âmbito da segurança e higiene no trabalho aplicada a equipamentos, para verificação de condições de trabalho e instalações.
Comunicação e Articulação com Unidades Orgânicas e Entidades Externas
• Assegurar o apoio técnico, pareceres, coordenação e interligação com outros técnicos e unidades orgânicas;
• Colaborar e prestar apoio às unidades orgânicas que lançam e fiscalizam empreitadas;
• Preparar e fornecer elementos para divulgação/comunicação dos projetos realizados.
Desenvolvimento, acompanhamento e análise de Estudos, Planos e Propostas
• Elaborar Planos de Prevenção e Gestão de Riscos de Construção e Demolição (PPGRCD):
• Levantamento e compilação das necessidades de projetos de arquitetura;
• Acompanhamento de projetos de recursos hídricos.
Planeamento e controlo de gestão
• Elaborar e assegurar a atualização de quadros de apoio à gestão: mapas de gestão de ações, mapa de controlo financeiro, Plano de Desenvolvimento Estratégico, entre outros;
• Programar e organizar de cada ação, definindo objetivos e estabelecendo prazos;
• Controlar o desenvolvimento físico e financeiro de cada ação.
Competências Técnicas e Conhecimentos Digitais:
• Contratação de empreitadas e serviços;
• Desenho técnico;
• Procedimentos de licenciamento junto de várias entidades (Agência Portuguesa do Ambiente, IGAC, etc.) em função da área em que o projeto e/ou obra se enquadra;
• Articulação com equipas multidisciplinares (várias especialidades) ;
• Desenho 2D;
• Gestão de obras;
• Gestão de procedimentos;
• Controlo financeiro;
• Controlo de procedimentos na fase de execução de contratos;
• AutoCAD;
• Sistema de Controlo de Empreitadas (SCE/AIRC);
• Sistema de Gestão de Stocks (GES/AIRC);
• OeirasGov;
• Plataforma de Contratação Pública (ex. AnoGov);
• Microsoft Word;
• Microsoft Excel;
• Microsoft PowerPoint;
• Página da Direção Geral do Património Cultural.
Competências Comportamentais:
• Orientação para o serviço público;
• Conhecimentos especializados e experiência;
• Análise da informação e sentido crítico;
• Tolerância à pressão e contrariedades;
• Trabalho de equipa e cooperação;
• Negociação e persuasão;
• Orientação para Resultados;
• Responsabilidade e compromisso com o serviço.