Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades integradas na carreira e categoria de Assistente Técnico, no âmbito das atribuições da Divisão de Desenvolvimento da Política Educativa (DDPE), compreendendo diversas atividades, entre outras:
• Apoiar logisticamente as atividades desenvolvidas nas escolas;
• Promover e apoiar projetos e ações que tenham como objetivo o combate ao insucesso e abandono escolar, em parceria com outras entidades;
• Identificar necessidades da comunidade educativa, a fim de propor a realização de ações de prevenção e medidas, designadamente em casos de insucesso escolar;
• Apoiar a definição de medidas de promoção do sucesso escolar;
• Apoiar o desenvolvimento e a gestão de atividades, em contextos de educação não formal;
• Desenvolver e apoiar projetos que visem a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas;
• Divulgar oferta cultural, artística e desportiva de proximidade pelos AE, ENA/alunos/famílias, com vista à promoção de atividades nesse âmbito;
• Apoiar o processo de monitorização e avaliação do cumprimento de objetivos e metas dos projetos a desenvolver;
• Proceder à recolha e compilação de dados, bem como proceder à monitorização dos resultados escolares em articulação com os AE/E;
• Recolher e analisar dados e elaborar estatísticas;
• Apoiar e acompanhar a operacionalização e desenvolvimento de boas práticas educativas;
• Monitorizar dados e elaborar relatórios de indicadores;
• Apoiar a elaboração de relatórios de atividades e relatórios diversos;
• Apoiar a elaboração, conferência e arquivo de documentos referentes às atividades do serviço;
• Realizar visitas técnicas acompanhando os projetos em desenvolvimento.
Deverá ainda dominar o apoio:
• Na elaboração de informações técnicas e propostas de deliberação e nos procedimentos de contratação pública.
Perfil Profissional:
• Orientação para o serviço público;
• Excelente capacidade organizativa;
• Capacidade de adaptação;
• Proactivo e com espírito crítico;
• Elevada disponibilidade e desenvolvimento com o trabalho e com os objetivos do serviço;
• Capacidade de comunicação;
• Bom relacionamento interpessoal;
• Conhecimento da Organização;
• Bons conhecimentos de informática.