Caracterização do Posto de Trabalho:
Desenvolvimento de atividades da carreira de Técnico Superior – Área de Gestão ou Economia, no âmbito das atribuições da Unidade de Gestão de Pessoal não Docente, compreendendo as seguintes atividades entre outras:
• Apoio no planeamento e gestão na área funcional;
• Exercer, com responsabilidade e autonomia técnica, funções consultivas. de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processo de natureza técnica e específica, que visam fundamentar e preparar decisões;
• Executar outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns ao serviço;
• Representar a unidade orgânica em assuntos da sua responsabilidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores;
• Preparar informações internas que fundamentam e preparem a decisão;
• Elaboração de relatórios regulares e pontuais;
• Preenchimento de bases de dados gerais e especificas da Unidade;
• Análise de dados gerais e específicos da Unidade;
• Assegurar o acompanhamento periódico do Pessoal Não Docente (PND), para conhecer as suas necessidades e prover a adequada formação em serviço, levantamento de necessidades de formação;
• Apuramento de necessidades de recrutamento, e elaborar diagnósticos permanentes das necessidades de recursos humanos (PND), bem como assegurar a gestão previsional dos mesmos, determinando as prioridades de atuação, em direta articulação com a Divisão de Gestão de Pessoas (DGP) e os AE/E (substituições, licenças, desistências, pagamentos, assiduidade, acumulação de funções, período experimental);
• Colaborar com a DGP nos processos de recrutamento do pessoal não docente;
• Acompanhamento dos trabalhadores aptos condicionados para levantamento de necessidades e sua adaptação ao posto de trabalho;
• Garantir a atualização de informação no âmbito da gestão do pessoal não docente;
• Apoio na gestão e acompanhamento dos processos de trabalho após a sua instrução;
• Elaboração, aplicação e tratamento de inquéritos por questionários;
• Colaborar na gestão dos processos de mobilidade dos trabalhadores não docentes entre agrupamentos;
• Proceder às diversas comunicações junto das Direções e trabalhadores;
• Identificar potenciais oportunidades de melhoria de procedimentos da Unidade Orgânica;
• Atendimento presencial e telefónico.
Perfil de competências:
• Domínio de Excel (elaboração de tabelas, utilização de fórmulas, inserção de informação, tratamento e análise de dados);
• Bons conhecimentos de informática;
• Capacidade de planeamento e organização;
• Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
• Autonomia, espírito crítico e orientação para resultados;
• Capacidade para lidar com situações de pressão e com contrariedades de maneira adequada e profissional;
• Orientação para resultados;
• Responsabilidade e compromisso com o serviço;
• Dinamismo;
• Gosto pelo trabalho em Equipa.