Caracterização do Posto de Trabalho:
Desempenho das funções previstas no anexo referido o n.º 2 do artigo 88.° da Lei do Trabalho em Funções Publicas (LTFP), aprovada em anexo da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, ao qual corresponde o grau 3 de complexidade funcional, na carreira e categoria de técnico superior, designadamente: estabelecer e aplicar critérios de gestão de documentos; avaliar e organizar a documentação de fundos públicos e privados com interesse administrativo, probatório e cultural, de acordo com sistemas de classificação que define a partir do estudo da instituição produtora da documentação; proceder a avaliação das massas documentais, tendo em vista a seleção e eliminação; orientar e elaborar instrumentos de descrição da documentação, tais como guias, inventários, catálogos e índices; apoiar o utilizador orientando-o na pesquisa de registos e documentos apropriados; promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes; executar ou dirigir os trabalhos, tendo em vista a conservação e o restauro de documentos, a sua descrição arquivísticas nos termos das ODA’s ou orientações em vigor na plataforma eletrónica existente; conceção, implementação e controlo de critérios de conservação preventiva dos documentos e monitorização de documentos; conceção e implementação de metodologias definidas nos termos da política de aquisições em vigor na DGLAB; controlo dos processos de aquisição nos termos das Portarias sectoriais e instruções internas; prestar serviços de consultoria e apoio técnico na área de arquivo; planeamento e gestão de projetos.