Caracterização do Posto de Trabalho:
O Instituto Nacional de Administração (INA), I.P., está à procura de pessoas altamente qualificadas, a nível técnico e científico, que queiram juntar-se a uma equipa dedicada à missão de contribuir para a inovação e modernização da Administração Pública e para a qualificação, capacitação e valorização dos seus recursos humanos, através da formação, ensino, investigação científica e da assessoria técnica. O INA, I.P. oferece aos/às candidatos/as, a possibilidade de alargar conhecimentos, melhorar competências, e desenvolver a sua carreira na Administração Pública, num ambiente colaborativo, promotor da igualdade e sustentável. Gostaria de se juntar a nós? Existem oportunidades nas seguintes unidades orgânicas/departamentos:
• Na Direção de Serviços de Cooperação, Conhecimento e Comunicação (DSCCC): – 1 técnico superior. Apoiar o relacionamento interinstitucional nacional e internacional do INA, I.P. Conceber e assessorar, designadamente a emissão de pareceres técnicos, elaboração de estudos, relatórios e respostas, no âmbito das relações internacionais e de cooperação do INA, I.P.; Apoiar a negociação de acordos ou de outros instrumentos internacionais em matéria de cooperação, em articulação com os demais serviços competentes e instituições; Identificar oportunidades de parceria e financiamento, com vista à promoção de programas, projetos e ações de cooperação nas áreas de competência do INA, I.P.; Licenciatura preferencialmente em Relações Internacionais, Direito ou outra quando complementada com formação relevante.
• Na Direção de Serviços de Desenvolvimento de Modelos Organizacionais e Promoção da Inovação (DSMOPI): - 3 técnicos superiores - 2 TS (Gestão de Projetos de Inovação): Participar, promover e dinamizar programas e projetos de promoção da inovação; Produzir e adaptar abordagens, metodologias e instrumentos de apoio à inovação; Conceber e desenvolver produtos e serviços de capacitação e de promoção da inovação na gestão e no serviço público; Conduzir iniciativas de capacitação e de experimentação (oficinas de cocriação temáticas, projetos experimentais de inovação...); Acompanhar tendências em inovação, no setor público nacional e internacional, efetuar análises prospetivas e perspetivar o seu reflexo na Administração Pública e no INA, I.P.. Licenciatura ou Mestrado, pré ou pós-Bolonha, em ciências sociais e humanas, ciências da educação, gestão, administração e políticas públicas e outras áreas. Qualificação complementar ou experiência comprovada em gestão de projetos de inovação. Fatores preferenciais: formação e experiência em design thinking. 1TS (Investigação em Administração e Políticas Públicas): Acompanhar e dinamizar o trabalho com base em redes e parcerias, a nível nacional e internacional, em comissões e associações científicas/profissionais relevantes para a atividade do INA, I. P.; Orientar, coordenar e executar projetos de investigação e desenvolvimento, com reflexo na produção de conhecimento e de soluções nos domínios da gestão e serviço público e das políticas públicas; Promover e realizar publicação científica e outros suportes de conhecimento sobre a Administração Pública: artigos de divulgação científica, livros (autor/editor) e capítulos de divulgação científica em capacitação e políticas públicas, relatórios de estudos; Orientar teses de estudantes do ensino superior, designadamente de licenciatura, de pós-graduação, de mestrado e de doutoramento; Participar na dinamização de iniciativas de comunicação, divulgação e reconhecimento de conhecimento: conferências, seminários, webINArs, encontros, palestras, prémios. Doutoramento (nas diferentes disciplinas de conhecimento, com preferência para a gestão pública, administração pública, políticas públicas, sociologia, educação, psicologia, gestão, direito) – prioritário, ou frequência de Doutoramento, com tese submetida (nas áreas referidas) - secundário.
• Na Direção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos, Financeiros e Patrimoniais (DSRHFP) - 1 técnico superior na área da contratação: Gerir e acompanhar os procedimentos de Contratação Pública, nas diferentes vertentes de ordem legal, orçamental, financeira e contabilística. Elaborar e apoiar as áreas requisitantes na elaboração das peças relativas aos processos de Contratação Pública conducentes à celebração de contratos, bem como informações e diversas notificações e comunicações no decorrer dos procedimentos de contratação pública; Coordenar o levantamento de necessidades junto das entidades adquirentes; Assegurar a elaboração e o controlo jurídico de contratos, bem como elaborar pareceres, informações e outros documentos genéricos no contexto administrativo-financeiro; Elaborar, participar, apoiar e/ou assegurar todo o expediente jurídico e administrativo relacionado com procedimentos aquisitivos de bens móveis e de serviços e empreitadas de obras públicas, através dos procedimentos e legislação aplicável; Promover a tramitação dos procedimentos pré-contratuais conducentes à celebração de contratos; Gerir os procedimentos centralizados ao abrigo de Acordos Quadro; Controlar e submeter dados em diversas plataformas/portais (Portal BASE) e no DRE; Elaborar respostas a pedidos de esclarecimento, erros e omissões, assim como a contestações aos cadernos de encargos, programas de concurso, propostas e relatórios de concurso; Participar em júris de procedimentos de contratação pública; Analisar e elaborar pareceres sobre questões relacionadas com a contratação pública e o regime da realização da despesa. Licenciatura em Direito pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha com mestrado em área relevante do Direito para a função. Experiência profissional mínima de 3 anos na área de Contratação Pública.