Caracterização do Posto de Trabalho:
Exercício de funções inerentes à carreira e categoria de técnico de informática para exercer funções na Divisão de Transição Digital do Departamento de Modernização e Transição Digital, previstas no Decreto-Lei n.º 97/2001 de 26 de Março, na sua atual redação, nomeadamente:
Apoio ao utilizador nas mais variadas aplicações
Resolução dos problemas informáticos, quer a nível de hardware, como software
Gestão do parque informático
Gestão dos sistemas operativos e das aplicações informáticas
Diagnosticar falhas ou erros de sistema e fornecer soluções para restaurar a funcionalidade
Garantir a privacidade dos sistemas
Participação e acompanhamento da implementação do Sistema Informático da Bilhética e demais sistemas de informação em curso na DGPC;
Participação no planeamento e execução de projetos informáticos de infraestruturas tecnológicas;
Apoiar a monitorização e níveis de qualidade de serviço de toda a rede dos MMP, de acordo com níveis de segurança estabelecidos.
Apoio à decisão na implementação e contratação de serviços e de soluções informáticas
Assegurar a gestão de projetos na área de desenvolvimento de sistemas de informação;
Desenvolver cadernos de encargos para aquisição de bens ou serviços no domínio das TIC;
Instalar e configurar componentes de hardware e software em computadores, dispositivos de comunicações, postos de trabalho e periféricos;
Atribuir, otimizar e desafetar recursos informáticos, identificando as anomalias e desencadeando as ações necessárias para a sua regularização;
Instalar programas e aplicações informáticas, em conformidade com as exigências dos sistemas de informação definidos, com recurso aos suportes lógicos, ferramentas e linguagens apropriadas;
Apoio aos utilizadores no âmbito de uma primeira linha de suporte
Privilegia-se a facilidade e capacidade de trabalho em equipa, vontade de trabalhar no universo da cultura e da sua preservação, integração numa equipa jovem e dinâmica, organização e capacidade de resposta em tempo real, disponibilidade em aprender e aceitar novos desafios, lealdade e solidariedade para com os colegas e o serviço, realização das funções e tarefas que lhe são solicitadas com eficácia e eficiência alinhada com os objetivos estratégicos do serviço; Capacidade de se adaptar à mudança e a novos desafios profissionais e de se empenhar no desenvolvimento e atualização técnica.
Dedicação ao serviço público.