Caracterização do Posto de Trabalho:
O Instituto Nacional de Administração (INA), I.P., está à procura de pessoas altamente qualificadas, a nível técnico e científico, que queiram juntar-se a uma equipa dedicada à missão de contribuir para a inovação e modernização da Administração Pública e para a qualificação, capacitação e valorização dos seus recursos humanos, através da formação, ensino, investigação científica e da assessoria técnica. O INA, I.P. oferece aos/às candidatos/as, a possibilidade de alargar conhecimentos, melhorar competências, e desenvolver a sua carreira na Administração Pública, num ambiente colaborativo, promotor da igualdade e sustentável. Gostaria de se juntar a nós? Existem oportunidades nas seguintes unidades orgânicas/departamentos:
• No departamento de Comunicação e Relações Públicas (DCRP) integrado na Direção de Serviços de Cooperação, Conhecimento e Comunicação (DSCCC): – 1 técnico superior. Apoiar na produção, gestão e promoção de eventos institucionais; Assegurar as relações públicas e protocolares do INA, I.P. Desenvolver conteúdos para os canais eletrónicos de divulgação; Conceber e desenvolver conteúdos gráficos e multimédia para diferentes contextos e comunicação digital.
• Na Direção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos, Financeiros e Patrimoniais (DSRHFP) - 2 técnicos superiores: - 1 TS área da contratação: Elaborar e apoiar as áreas requisitantes na elaboração das peças relativas aos processos de Contratação Pública conducentes à celebração de contratos, bem como informações e diversas notificações e comunicações no decorrer dos procedimentos de contratação pública; Coordenar o levantamento de necessidades junto das entidades adquirentes; Assegurar a elaboração e o controlo jurídico de contratos, bem como elaborar pareceres, informações e outros documentos genéricos no contexto administrativo-financeiro; Elaborar, participar, apoiar e/ou assegurar todo o expediente jurídico e administrativo relacionado com procedimentos aquisitivos de bens móveis e de serviços e empreitadas de obras públicas, através dos procedimentos e legislação aplicável; Promover a tramitação dos procedimentos pré-contratuais conducentes à celebração de contratos; Gerir os procedimentos centralizados ao abrigo de Acordos Quadro; Controlar e submeter dados em diversas plataformas/portais (Portal BASE) e no DRE; Elaborar respostas a pedidos de esclarecimento, erros e omissões, assim como a contestações aos cadernos de encargos, programas de concurso, propostas e relatórios de concurso; Participar em júris de procedimentos de contratação pública; Analisar e elaborar pareceres sobre questões relacionadas com a contratação pública e o regime da realização da despesa. Licenciatura em Direito pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha com mestrado em área relevante do Direito para a função. - 1 TS área dos recursos humanos: Elaborar reportes nas áreas dos recursos humanos; Elaborar pareceres e Informações sobre matérias dos recursos humanos; Participar em júris de procedimento de recrutamento e seleção de trabalhadores; Secretariar os procedimentos de recrutamento e seleção de trabalhadores; Proceder ao lançamento das ofertas de colocação e publicação em Diário da República, na Bolsa de Emprego Público e na página oficial da entidade; Gerir os processos de mobilidade interna; Prestar apoio jurídico em todas as solicitações que lhe são dirigidas; Analisar pedidos de acumulação de funções, pré-reformas, trabalhador-estudante; Proceder à elaboração dos contratos de trabalho; Proceder à elaboração do Balanço Social. Licenciatura em Direito pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha com mestrado em área relevante do Direito para a função.
• No Departamento de Planeamento Estratégico e Gestão Financeira (DPEGF): - 1 TS área do planeamento: Prestar apoio em matéria de planeamento estratégico de acordo com as prioridades definidas, contribuindo para a conceção, designadamente através da definição de objetivos, indicadores e metas, e acompanhamento e monitorização da respetiva execução; Elaborar instrumentos conducentes ao controlo da gestão; Elaborar análises e estudos prospetivos sobre a evolução de temáticas transversais; Elaborar os instrumentos de gestão do INA, I.P.; Elaborar e difundir orientações e apoiar a criação de instrumentos de planeamento estratégico; Participar e contribuir em projetos específicos da atividade do INA, I.P..
• Na Direção de Serviços de Formação e Qualificação (DSFQ): – 1 técnico superior. Apoio a todas questões relacionadas com o acervo legal relativo à formação profissional e temática conexas; Análise e elaboração de pareceres. Licenciatura em direito.
• No Departamento de Gestão da Formação e Secretaria Académica (DGFSA): - 4 técnicos superiores: Executar o plano de formação anual do INA, I.P.; contato com os formadores; agendamento das formações; Assegurar a organização dos dossiers pedagógicos dos projetos formativos em curso; Proceder à avaliação da formação inerente a cada curso/projeto formativo; Contribuir para a manutenção da bolsa de formadores; Executar a oferta formativa financiada por fundos europeus ou outros; Reportar a atividade formativa anual do INA, I.P.; Licenciatura ou grau académico superior (sem distinção de área).
• No Departamento de Planeamento e Conceção da Formação (DPCF): – 1 técnico superior. Gerir projetos em matéria de conceção; Mediar e avaliar cursos e-learning; Conceção de conteúdos de formação a distância. Licenciatura/Pós-graduação/Mestrado/Doutoramento, em áreas de educação, ciência da educação e gestão de projetos em educação; Experiência em produção multimédia, vídeos, apresentações, design gráfico.
• Assessoria jurídica ao Conselho Diretivo: -1 técnico superior. Prestar apoio jurídico ao Conselho Diretivo e às diversas Unidades Orgânicas. Prestar assistência jurídica à atividade, elaborando as informações e pareceres que sejam requeridos e respondendo às consultas formuladas sobre temas jurídicos de interesse para a organização; Elaborar documentos (requerimentos, ofícios, resposta a reclamações e outras impugnações e comunicações diversas), quer no âmbito da assessoria jurídica corrente, quer no âmbito do pré-contencioso; Elaborar projetos de instrumentos normativos com eficácia interna e externa; Colaborar com o Conselho Diretivo e todas as U.O., no que respeita ao enquadramento legal de processos, com o objetivo de zelar pelo enquadramento normativo aplicável; Elaborar e proceder à publicação em Diário da República de todos os diplomas, anúncios e despachos no âmbito da atividade da organização; Preparar e elaborar protocolos, acordos, memorandos e contratos entre a organização e outras entidades; Elaborar a documentação necessária no âmbito da necessária articulação institucional entre a organização e outras entidades. Licenciatura em Direito. Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares. Será valorizada a formação complementar, conferente e não conferente de grau, na área de Direito Público em geral, e de Direito Administrativo em particular.
• Na Direção de Serviços de Desenvolvimento de Modelos Organizacionais e Promoção da Inovação (DSMOPI): - 1 técnico superior. Acompanhar tendências em inovação no setor público nacional e internacional, efetuar análises prospetivas e perspetivar o seu reflexo na Administração Pública e no INA, I.P.; Desenvolver estudos de natureza técnico-científica, em matéria de administração e políticas públicas de promoção da inovação; Apresentar propostas de incentivos específicos à promoção de uma cultura de inovação na Administração Pública; Conceber e desenvolver produtos e serviços de promoção da inovação na gestão e no serviço público; Produzir e adaptar abordagens, metodologias e instrumentos de apoio à inovação (níveis: Administração Pública, organizacional, equipas e individual); Realizar programas e projetos de promoção da inovação aberta; Promover e dinamizar projetos transversais, de base colaborativa no setor público, setor privado, setor social e academia; Conduzir iniciativas de capacitação e de experimentação (oficinas de cocriação, oficinas temáticas, projetos experimentais de inovação...);Avaliar os resultados dos incentivos à inovação na gestão e serviço público; Organizar iniciativas de partilha de conhecimento e mostra de práticas de inovação (encontros, ciclos, webINARs, seminários...); Elaborar pareceres técnicos; Orientar estágios curriculares sobre temas prioritários de administração e políticas públicas; Preparar acordos e protocolos, nacionais e internacionais, sobre inovação no setor público. Colaborar na elaboração de conteúdos e instrumentos de suporte à comunicação (newsletters, infomails, entrevistas, conteúdos de site INA…). Licenciatura ou Mestrado, pré ou pós-Bolonha, em ciências sociais e humanas, ciências da educação, gestão, administração e políticas públicas e outras áreas. Qualificação complementar ou experiência comprovada em gestão de projetos de inovação. Fatores preferenciais: formação e experiência em design thinking.
• No Centro de Conhecimento no domínio da AP: -1 técnico superior. Elaborar análises e estudos prospetivos, considerando as tendências de mudança e o respetivo reflexo na atividade da Administração Pública e do INA, I.P.; Acompanhar a evolução e o desenvolvimento da oferta formativa, efetuando benchmarking nacional e internacional e mapeando boas práticas em capacitação; Apoiar a realização de diagnósticos de necessidades de desenvolvimento de competências; Apresentar prioridades para a formação com base em linhas de orientação estratégica e critérios de prioridade; Elaborar propostas formativas, a disponibilizar também em contexto de instituições do ensino superior; Construir, testar e acompanhar a concretização de soluções de qualidade e inovadoras de capacitação/ formação (modelos, abordagens e metodologias); Realizar estudos de avaliação de resultados e de impacto (Programas de Formação do INA, I.P., formação na Administração Pública, cursos, abordagens e metodologias); Produzir relatórios de tendências, de soluções e dos respetivos resultados; Elaborar candidaturas no âmbito de programas de financiamento nacionais e internacionais, no âmbito das áreas de intervenção do INA, I.P.; Gerir projetos no seu ciclo de vida, incluindo projetos financiados; Promover iniciativas e eventos de reflexão e debate sobre conhecimento, potenciadores da capacitação e do desenvolvimento de pessoas, equipas e organizações públicas; Elaborar pareceres técnicos; Orientar estágios curriculares sobre temas prioritários de administração e políticas públicas; Colaborar na elaboração de conteúdos e instrumentos de suporte à comunicação (newsletters, infomails, entrevistas, conteúdos de site INA…). Licenciatura ou Mestrado, pré ou pós-Bolonha, em ciências sociais e humanas, ciências da educação, gestão, administração e políticas públicas e outras áreas. Qualificação complementar ou experiência comprovada em gestão de projetos. Fatores preferenciais: Pós-graduação em gestão científica. Certificado de Competências Pedagógicas.