Caracterização do Posto de Trabalho:
Caracterização do posto de trabalho:
O Especialista de Informática desempenha as funções previstas no n.º 2 da Portaria n.º 358/2022, de 03 de abril, designadamente:
• Conceber e desenvolver a arquitetura e acompanhar a implementação dos sistemas e tecnologias de informação, assegurando a sua gestão e continuada adequação aos objetivos da organização;
• Analisar os requisitos e proceder à conceção lógica dos sistemas de informação, especificando as aplicações e programas informáticos, as entradas e saídas, os modelos de dados e os esquemas de processamento;
• Definir os padrões de qualidade e avaliar os impactes, organizacional e tecnológico, dos sistemas de informação, garantindo a normalização e fiabilidade da informação;
• Projetar, desenvolver e documentar as aplicações e programas informáticos, assegurando a sua integração nos sistemas de informação existentes e compatibilidade com as plataformas tecnológicas utilizadas;
• Organizar e manter disponíveis os recursos informacionais, normalizar os modelos de dados e estruturar os conteúdos e fluxos informacionais da organização e definir as normas de acesso e níveis de confidencialidade da informação;
• Definir e desenvolver as medidas necessárias à segurança e integridade da informação e especificar as normas de salvaguarda e de recuperação da informação;
• Realizar os estudos de suporte às decisões de implementação de processos e sistemas informáticos e à especificação e contratação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de empresas de prestação de serviços de informática;
• Colaborar na divulgação de normas de utilização e promover a formação e o apoio a utilizadores sobre os sistemas de informação instalados ou projetados;
• Estudar o impacte dos sistemas e das tecnologias de informação na organização do trabalho e no sistema organizacional, propondo medidas adequadas para a introdução de inovações na organização e funcionamento dos serviços e para a formação dos utilizadores de informática;
• Participar no planeamento e no controlo de projetos informáticos.
Perfil profissional:
• Vontade e interesse em aprender;
• Capacidade de trabalho;
• Autonomia e responsabilidade;
• Espírito de equipa;
• Vontade e capacidade de relacionamento interpessoal;
• Capacidade de argumentação;
• Iniciativa e proatividade;
• Capacidade de organização e de planeamento.
Requisitos Específicos Exigidos:
? Licenciatura no domínio da informática, de acordo com a alínea b) do n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 97/2001, de 26 de março.
? Exercício de funções como Especialista de Informática – Categoria de Especialista de Informática, Grau II, Nível 2.