Caracterização do Posto de Trabalho:
O posto de trabalho carateriza-se pelo desempenho das funções previstas no Anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da Lei do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, ao qual corresponde o grau 3 de complexidade funcional, na carreira e categoria de técnico superior, designadamente o desempenho de funções na área Arquivo.
O posto de trabalho em causa caracteriza-se, ainda, pelo exercício com autonomia e responsabilidade funções de estudos, conceção e aplicação de métodos e processos, enquadrados em conhecimentos profissionais inerentes à licenciatura e inseridos nos seguintes domínios:
a) Prestar serviços de consultoria e apoio técnico na área de arquivo;
b) Estabelecer e aplicar critérios de gestão de documentos, designadamente, com utilização de plataformas de gestão documental e devida aplicação do sistema de classificação;
c) Realizar nas áreas da descrição documental e da conceção de instrumentos de recuperação da informação em conformidade com ISAD(G) e ODA e outras normas internacionais em vigor;
d) Garantir a prestação de serviços de consulta, de reprodução, de certificação e de pesquisa sobre a documentação de que é depositário;
e) Produzir e realizar a recolha, análise e tratamento estatístico de dados de apoio à administração e gestão da UO;
f) Conceber e produzir eventos/ações na área da extensão cultural e educativa;
g) Executar outras funções de natureza similar que lhe sejam determinadas.